Duas produções brasileiras foram premiadas no Festival Internacional de Cinema de Veneza. O tradicional evento cinematográfico italiano, cuja edição 2015 foi encerrada no sábado, 12 de setembro, agraciou Boi Neon, de Gabriel Mascaro, com o Prêmio Especial do Júri.
O elenco de Mate-me, por favor, dirigido por Anita Rocha da Silveira, recebeu o prêmio paralelo Bisatto D’oro, oferecido pela crítica independente italiana pelas interpretações das atrizes Julia Roliz, Dora Freind, Mariana Oliveira e Valentina Herszage.
Ambos os filmes foram ao evento com o auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, que concede subsídios a projetos audiovisuais convidados para 31 laboratórios ou workshops no Exterior e a filmes oficialmente convidados para 90 festivais internacionais.
Boi Neon é uma coprodução Brasil-Uruguai-Holanda e iniciou seu financiamento após ser um dos vencedores do edital binacional de seleção Brasil-Uruguai da Ancine, em 2011.
Mate-me, por favor foi vencedor do edital Brasil-Argentina, em 2013. O filme também foi contemplado em duas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e contou ainda com recursos do Prêmio Adicional de Renda e do Programa ANCINE de Incentivo à Qualidade em sua produção.
Além de Veneza, Boi Neon será exibido, nesta semana, no 40º Festival Internacional de Cinema de Toronto, como parte da programação da nova mostra competitiva Plataforma.