25 de abril de 2024

Deputado denuncia abandono, roubo e gastos astronômicos com fábrica de tacos

Deputado Luiz Gonzaga

Deputado Luiz Gonzaga

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, utilizou a tribuna da casa legislativa na manhã de terça-feira (1) para denunciar o abandono da fábrica de tacos, localizada em Xapuri.

O deputado afirma que os equipamentos adquiridos com recursos públicos e repassados à iniciativa privada para conduzir o projeto estão em completo abandono, sendo deteriorados pela ação do tempo e da falta de conduzido.

Luiz Gonzaga, que esteve em Xapuri no último final de semana, acompanhado pelo deputado federal Wherles Rocha (PSDB), afirmou ainda que parte dos equipamentos da fábrica de pisos foi roubada e nenhuma providência foi tomada para averiguar o caso.

“Esta fábrica, financiada com recursos públicos no valor de 38 milhões de reais, foi abandonada. A fábrica financiada junto ao Bando Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) está entregue às moscas” disse.

O tucano afirma, ainda, que o valor pago em consultoria na fase de implantação da fábrica de tacos é absurdo e fora da realidade econômica do Acre. “Só em consultoria foram gastos mais de R$ 2 milhões e mesmo com tanto estudo a respeito do assunto a fábrica se mostrou inviável”.

No último dia 13 de agosto, a ContilNet publicou matéria assinada pelo jornalista Fábio Pontes onde mostra a falência da referida fábrica. Segundo o jornalista, a fábrica de tacos foi apresentada na propaganda oficial como uma iniciativa política do governo Jorge Viana de fortalecimento da economia florestal, conhecida como “florestania”.

O objetivo era usar as árvores retiradas de projetos de manejo para seu beneficiamento industrial, e a exportação com o selo verde para os mercados internacionais, tornando o Acre referência na exploração sustentável da Amazônia.

A fábrica foi instalada em 2005, sendo de capital misto onde o sócio majoritário é o governo do Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost