26 de abril de 2024

Governo peruano enfrenta resistência para implementar normativas ambientais

As regiões selváticas do Ucayalli e Madre de Dios, no Peru passaram por paralisações e manifestos durante os últimos dez dias.

As mobilizações foram uma reação à iniciativa do governo em implementar medidas ambientais de maior controle sobre mineração, extração madeireira e venda de combustíveis.

As medidas impactam diretamente sobre a economia das regiões de selva, onde estas atividades tem maior peso.

Na região do Ucayalli, cuja capital provincial é Pucallpa, os manifestos atingiram sobretudo a indústria madeireira e moveleira, principal atividade econômica da região.
Na região de Madre de Dios, os manifestantes bloquearam a rodovia interoceânica que liga ao Brasil (Acre) e atravessa as regiões selvática e andina ate o porto de Ilo, no Pacífico.

A rodovia foi liberada nesta quinta-feira pela Allianza de Federaciones, organização que organiza os protestos na região do Madre de Dios.

O Ministro peruano do Meio Ambiente Manuel Pulgar-Vidal, rechaçou as demandas da Allianza, afirmando que atender suas exigências significa tolerar a prática de atividades ilegais em mineração e extração madeireira, além da venda de combustível para estas atividades.

O ministro lembrou dos grandes danos já causados por estas atividades na região amazônica, como a contaminação por mercúrio, o uso de trabalho análogo ao escravo, e a exploração sexual infantil, associados a estas atividades.

A expectativa agora é de nos próximos dez dias que seja aberta uma mesa de diálogo entre o governo e representantes das atividades econômicas afetadas pelas medidas, com a presença também dos congressistas que compõe as comissões de Minas e Energia, Agrária, de povos Andinos, Amazônicos e Afroperuanos e de Meio Ambiente.

Com informações dos sites peruanos La República e El Comércio.

Leandro Altheman Lopes é jornalista e escritor do livro Muká, a A Raiz dos Sonhos. ([email protected])

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost