Nesta terça-feira, 16/02, a partir das 8h, o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) realiza coletiva de imprensa para divulgação dos resultados de janeiro da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos. Em Rio Branco a coletiva será realizada no auditório do Sinteac, no centro.
A divulgação marca um momento importante da Pesquisa: a ampliação da abrangência geográfica de 18 para 27 capitais do país.
A partir desse mês, será possível acompanhar a evolução dos preços de 12 ou 13 produtos básicos de alimentação (carne, leite, feijão, arroz, farinha de trigo ou de mandioca, tomate, batata, pão francês, café em pó, banana, óleo de soja, manteiga e batata, a depender da cidade) mensalmente também em Boa Vista, Macapá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, São Luís, Maceió, Teresina e Cuiabá.
A pesquisa já era realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Aracaju, Manaus, Belém, Campo Grande, Goiânia e Brasília.
A coletiva será promovida simultaneamente, em todas as capitais. Serão apresentados os dados de todas as cidades, mas a prioridade de cada divulgação serão os resultados locais.