A 11ª pesquisa anual sobre tendências de investimentos em Tecnologia da Informação com as empresas brasileiras, realizada pela IT4CIO, mostra que, em função do momento econômico, 35% das empresas brasileiras estão reduzindo o número de funcionários da área de TI e 10% estão substituindo os funcionários mais seniores por recursos mais baratos. “Esta é a primeira vez que observamos este fenômeno”, afirma Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas da IT4CIO.
O estudo, que ouviu responsáveis pela área de TI de 1,4 mil empresas de grande e médio porte do país, constatou ainda que 69% dos CIOs estão sendo cobrados para que a área de TI ajude a reduzir os custos das empresas e 43% afirmaram que o setor deve investir em projetos que visem aumentar a competitividade e as vendas.
O levantamento é pessimista com relação a uma melhoria no quadro pessoal muito em função da contínua desvalorização do real frente ao dólar, mas projeta que os investimentos em TI vão crescer entre 2% a 3% em reais – ficando abaixo até da inflação prevista em torno de 10%. O coordenador do estudo, Ivair Rodrigues, adverte, porém, que o fasturamento em dólar deverá cair até 40% em relação a 2014.
A pesquisa mostra ainda que, em 2015, os investimentos em TI cresceram 2,8% em reais, mas foi bastante afetado pela elevação do dólar -que pulou de R$ 2,36 para R$ 3,33, reduzindo o poder de compra de soluções em TI. Segundo ainda o relatório, a maior parte das empresas entrevistadas admitiu que, em função do dólar e da crise, promoveram renegociações de contratos, trocaram de fornecedores e adiaram a execução de novos projetos.