Você se lembra com frequência dos seus sonhos? Leia isto

sonhos25-02-2014De acordo com um novo estudo do Centro de Pesquisa de Neurociência em Lyon (França), pessoas que se lembram com frequência dos seus sonhos têm altos níveis de atividade em determinadas áreas do cérebro.

Os pesquisadores liderados por Perrine Ruby realizaram exames cerebrais em 41 pessoas, enquanto elas estavam acordadas e enquanto dormiam.

Dos participantes, 21 se lembraram dos seus sonhos uma média de cinco manhãs por semana, e 20 lembraram apenas duas manhãs por mês.
As pessoas que lembram mais de seus sonhos apresentaram níveis mais altos de atividade no córtex pré-frontal medial do cérebro, tanto acordadas quanto dormindo, e na junção temporomandibular, que é um centro de processamento de informações.
Uma pesquisa anterior da mesma equipe descobriu que essas pessoas também têm duas vezes mais períodos de vigília durante a noite (acordam mais) e que seus cérebros reagem mais aos sons enquanto elas estão dormindo e acordadas em comparação com os que não se lembram de seus sonhos.
Sendo assim, os cientistas sugerem que a atividade cerebral aumentada pode levar as pessoas a acordar mais vezes durante o sono e, assim, melhorar a sua lembrança dos sonhos.

Os pesquisadores especulam que essas pessoas percebem ruídos ambientais durante a noite, acordam momentaneamente e, no processo, armazenam memórias dos sonhos para mais tarde recordá-las.
“O cérebro dormente não é capaz de memorizar novas informações; precisa despertar para ser capaz de fazer isso”, explica Ruby.

Os cientistas também disseram que os que se lembram mais podem ter mais sonhos do que os que se lembram menos – é uma relação simples: eles sonham mais, portanto lembram de mais sonhos. [WebMD, WP]

PUBLICIDADE