26 de abril de 2024

Por falta de próteses, Lei da reconstrução mamária é descumprida

unacon

Sinhasique durante visita à Unacon

A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quinta-feira (07), para pedir cumprimento de lei que obriga que mulheres que fizeram a retirada da mama por decorrência do câncer tenham direito a cirurgia reparadora pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ontem à tarde eu estive no Hospital do Câncer (Unacon), fui fazer uma visita, a pedido da jovem Francisca Silva Monteiro, de 24 anos de idade, que fez uma mastectomia (retirada de mama) em outubro do ano passado e aguarda a sua prótese de silicone. Lá descobri que as próteses estão em falta”, declarou.

Segundo a parlamentar, o diretor administrativo do Hospital do Câncer, Fernando de Abreu, disse ter feito dois processos licitatórios para a compra das próteses que desertaram. “Agora em março estão montando um novo processo para dispensa de licitação para aquisição dessas próteses”.

O gestor não soube precisar o número de mulheres na lista de espera por essa cirurgia, mas confirmou que há um ano as próteses estão em falta. A Lei 9.797 assegura que a reconstrução seja feita no mesmo dia da retirada da mama, desde que existam condições técnicas para isso.

unacon2

Sinhasique conversa com diretor administrativo do Hospital do Câncer, Fernando de Abreu

Além desse problema, a parlamentar ressalta que o aparelho de tomografia do Hospital continua quebrado, aguardando a visita técnica. “A explicação para estarmos sem tomógrafo hoje no Hospital do Câncer, sem funcionamento há mais de ano, esperando uma visita técnica da Argentina, é que já compraram um equipamento obsoleto, que não se vende mais e nem se fabrica mais”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost