25 de abril de 2024

Pimenta: “Atenção TRE, cuidado com travessuras! Olhos abertos com as urnas do Iaco/Purus”

Tarauacá

Parece que a FPA já jogou mesmo a toalha em Tarauacá. Tudo indica que o abacaxi será maior que o potencial governista em descascá-lo. Até mesmo os deputados, como Jenilson Leite, já confirmaram isso na tribuna da Aleac.

Peixe

O deputado Pastor Jonas disse que a passeata realizada pela FPA em Rodrigues Alves levou duas mil pessoas para o evento político. Se levou isso tudo, só sobraram os moradores da zona rural. Todos os demais estavam na passeata.

Carvalho! I

Por sua vez, o também deputado pastor, Jairo Carvalho, disse que a PM do Quinari, de má vontade com a candidatura do André Maia, avaliou o povo da caminhada deles em ‘apenas’ 1,4 mil pessoas.

Carvalho! II

Se Jairo, Petecão e André conseguiram esse tanto de gente para bater perna e balançar bandeira na terra do amendoim, já pode abraçar e beijar a viúva, pois o defunto bateu a caçoleta! E Zé fini!

A Pergunta

Uma pergunta feita ao repórter Regis Paiva no ‘aquário’ da Aleac: o que acontece se os prefeitos presos e candidatos à reeleição continuarem no xilindró? Resposta: Nada. Podem até serem eleitos e despacharem atrás da grades.

A resposta

Os prefeitos presos e que pretendiam disputar a eleição ainda estão candidatos. Só deixam de ser se o TRE assim entender. No caso da prisão por “estripulias”, feitas pela Justiça Comum, somente impede a candidatura se julgada em segunda instância antes da eleição.

O comentário

Mesmo com o julgamento dos prefeitos sendo realizado no TJ (2ª Instância), o inquérito ainda está em elaboração. Depois vem a fase de instrução judicial e sabe-se lá quando isso vai terminar. Mas depois de condenados, se acontecer, ficam inelegíveis.

Peixes

O Fábio da Marina pode até espernear, mas o fato dos produtores de peixe preferirem vender o pescado nos mercados locais e diretamente aos consumidores é um fato. Se alguém quiser confirmar, é só perguntar nas feiras e beira de ruas de Rio Branco, onde os produtores sempre estão.

Tchê

Podem até criticar o deputado Luiz Tchê, mas ele é fiel ao governo. Mas o mais provável é o medo do crescimento do partido dele. Tudo indica que o PDT saía fortalecido desta eleição, elegendo deputados na maioria dos municípios.

Crescendo

Com o declínio explícito do PCdoB, os demais partidos pequenos estão se matando para ver quem vai eleger mais vereadores e se credenciar para ser a segunda força política sob o manto do PT. E é esse o espaço mirado pelo PDT.

Força

Se conseguir eleger os dois ou três vereadores na Capital, como tudo indica que fará, apoiado por mais uma penca de vereadores no interior, pode se credenciar a ser a nova segunda força. Mas ainda vai precisar provar que pode ser grande longe das asas do PT.

PROS

Outro partido cujo crescimento vai dar o que falar é o PROS, do Roberto da Princesinha. Se tudo transcorrer como o Roberto planejou, deve crescer e ganhar mais espaço na política do Acre.

Xapuri

Tem gente dizendo haver ao menos uma ‘caveira de burro’ no baldrame da prefeitura de Xapuri. É tanta zica, tanto problema, que só macumba explica a situação. Agora é a gasolina queimada por vereadores e funcionários da prefeitura sob investigação do MPAC.

Pastor

O capiroto agora é responsável por acidente de pastor candidato. Mas se vencer, será obra de Deus. Ou seja, finalmente saberemos quem é o patrono da Câmara de Vereadores de Rio Branco. Cada um escolha o seu.

Pé no estribo

Com o pé no estribo para viajar no cavalo da Senhora da Foice, o pastor candidato fez proselitismo, oração e, de repente, parou tudo para pedir votos. Ôxe! Baixou o caboclo no candidato? Ou foi o efeito da anestesia?

Briga

A briga entre a esposa de um baleado e uma enfermeira apenas revela um problema antigo e que o Sintesac vem tentando resolver. As pessoas entram desesperadas acompanhando o paciente, mas depois não querem sair e começam as “desinteligências”.

Barreira

A barreira tem de ser na entrada dos ‘machucados’, sendo a família encaminhada para uma sala à parte, onde ficaria recebendo informações. Se continuarem os parentes entrando junto com os feridos, estas ocorrências ainda vão se repetir.

Travado

A economia do Acre é travada. Todos sabem disso. A questão é que a perda de rumo (ainda nos anos 90) fez o Estado atravessar na passarela do desenvolvimento. Sem um rumo por parte dos produtores, eles não se especializaram em nada.

Sem rumo

O desenvolvimento tem de vir naturalmente à medida que os produtores e empresários identificam caminhos. A função do Estado é ver estas tênues mudanças e apoiá-las. Mas quando a proposta é imposta, a possibilidade de dar rolo é grande. Vide as experiências recentes.

fraude-eleitoral-4Atenção TRE, todo cuidado é pouco

De Sena Madureira chega a notícia de haver um grupo contatando hackers para fraudar as urnas eletrônicas. A denúncia é grave, mas ainda carece de confirmação. No entanto, pelo sim e pelo não, o TRE deveria ficar atento às estripulias dos meninos travessos do Iaco.

Não que seja impossível fraudar o sistema eleitoral, mas para isso devem ter a conivência dos presidentes das seções, pois são eles que alimentam o sistema da máquina durante a inicialização do sistema das urnas. Aí seria o momento para inserir um vírus.

Outro ponto, a fraude na eleição seria mais difícil, pois teria de intervir na transmissão dos dados. Mas não é impossível, somente muito, mas muito difícil de ser executado. Mas nunca é demais os candidatos se juntarem para acompanhar o lacramento das urnas e os fiscais na “zerézima” da urna.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost