22.7 C
Rio Branco
30 novembro 2021 5:01 am

Após fortes chuvas, Rio Iaco sobe 1,27m em 24 horas e atinge a maior cheia da estação

POR

Última atualização em 21/12/2016 17:14

O rio apresentou uma enchente considerável nas últimas 24 horas/Foto: Jota Cavalcante/ContilNet

O principal manancial de Sena Madureira, o Rio Iaco, finalmente manifestou sinal de cheia na estação invernosa deste fim de ano. Com nível considerado muito baixo até esta data, o rio apresentou uma enchente considerável nas últimas 24 horas.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, atualmente a calha do Rio Iaco mede 5,74m de profundidade na região urbana de Sena Madureira. O órgão que controla a medição diariamente anotou uma cheia de 1,27m em apenas 24 horas, passando de 4,47m para 5,74m, e segue enchendo aceleradamente.

Apesar da cheia repentina, a Rio Iaco teve a corrente d’água estagnada por conta do fenômeno conhecido como represa, causado pela subida do nível das águas do Rio Purus, do qual o Iaco é afluente. Ainda segundo a Defesa Civil, a tendência é que a partir de agora os rios da região apresentem a primeira cheia do ano.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.