26 de abril de 2024

“Se o evento fosse em Toronto ou Paris, teriam vindo”, disse Tião Viana em Encontro de Governadores

“A presidente do STF e a procuradora geral da República deixaram de entender a importância desse evento alegando razões de agendas. Talvez se o ato fosse em Toronto ou em Paris, teriam comparecido.”

Foi com essa declaração polêmica que o governador Tião Viana encerrou sua fala de abertura no Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras: Narcotráfico, uma emergência nacional.

Sediado e promovido pelo Estado do Acre, o principal objetivo do evento é propor a instituição do Sistema Nacional de Segurança Pública, proposta que se assemelha ao atual Sistema Único de Saúde, o SUS.

“As drogas fabricadas em países vizinhos encontram caminho para continentes como Europa e Ásia.

O Brasil se tornou o segundo país que mais consome drogas no mundo. Devemos encontrar soluções, e sem uma união, não encontraremos nenhuma. Além disso, é preciso fortalecer nossas fronteiras”, disse Tião.

Crítica do governador do Acre foi dirigida às atuais presidentes do STF e da PGR/Foto: ContilNet

Logo após a fala do governador acreano, foi lido um comunicado oficial do Presidente da República Michel Temer, seguido pela palestra do Ministro de Estado e Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sérgio Etchegoyen, com o tema “Segurança de Fronteira. Narcotráfico, emergência nacional, drogas, armas e munição”.

Entre as presenças confirmadas no evento, estão Confúcio Moura e Daniel Pereira  (Governador e vice de Rondônia); Simão Jatene (Governador do Pará); Papaléo Paes (Vice-governador do Amapá); Amazonino Mendes (Governador do Amazonas); Suely Campos (Governadora de Roraima); Marcelo de Miranda(Governador de Tocantins);

Da região Centro-Oeste participam Pedro Taques (Governador do Mato Grosso); Reinaldo Azambuja (governador de Mato Grosso  do Sul); Marconi Perillo (Goiás); e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal).

Da região Nordeste: Wellington Dias  (Piauí); Camilo Santana (Ceará); Robinson Faria (Rio Grande do Norte); Ana Lígia Costa Feliciano (Vice-governadora Paraíba); Paulo Câmara (Pernambuco); Jackson Barreto (Sergipe).

Já da região Sudeste, participam Fernando Pimentel (Minas Gerais); Luiz Fernando “Pezão” (Rio de Janeiro); Geraldo Alckmin (São paulo); André de Albuquerque Garcia (Espirito Santo).

E da região Sul, Raimundo Colombo (Santa Catarina); Tenente Coronel César Augusto Pereira da Silva, Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost