26 de abril de 2024

Farmacêutica fala sobre profissão, perigos da automedicação e desafios atuais em entrevista

Estima-se que o Brasil tenha ocupado a sexta colocação no índice dos maiores usuários de medicamentos no mundo, no ano de 2017, através de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. Os dados apontam ainda que o país, em 2018, deva subir para a quarta posição.

Nesse sentido, é necessária a atuação de um profissional que regulamente a distribuição de fármacos, além de fornecer orientações necessárias para evitar todo e qualquer tipo de intoxicação, ocasionadas pela ingestão de fármacos.

Há 241 anos, Luís VX instituiu a profissão de farmacêutico. No ano de 1941, o especialista Oto Serpa Grandado, instituiu o mês de janeiro como o do profissional da farmácia, em um congresso que definiria os rumos da profissão em todo o mundo.

Maria é bacharel em Farmácia desde julho de 2006/Foto: Reprodução

Em entrevista concedida à ContilNet na manhã de quarta-feira (17), a farmacêutica Hinaila Maria Oliveira, falou sobre o objetivo da área, os desafios atuais e a importância da atuação do cientista nos centros farmacêuticos.

Maria é bacharel em Farmácia desde julho de 2006, Bioquímica, Especialista em Análises Clínicas, Especialista em Farmácia Magistral, Especialista em Farmácia Estética e Responsável Técnica da Recol Farma Exclusive.

“O consumo nacional de medicamentos está relacionado ao difícil acesso aos serviços de saúde”, explicou.

Confira a entrevista na íntegra

O que faz o farmacêutico?

A área de atuação do Farmacêutico é bastante ampla. Podendo atuar em diversos campos como: indústria, drogaria, farmácia magistral (manipulação), distribuidora, estética, hospitalar, laboratórios de análises clínicas entre outros. Em cada área específica, desempenhamos um papel, desde a atenção farmacêutica aos pacientes, supervisão da dispensação, avaliação da prescrição médica, cumprimento das legislações, assegurar condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos, aplicação de injetáveis, manipulação de medicamentos, prescrição. Promovendo sempre a saúde e bem estar do paciente e da sociedade.

O farmacêutico pode prescrever qualquer medicamento?

O Farmacêutico poderá realizar prescrição de medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais (alopáticos ou dinamizados), plantas medicinais, drogas vegetais. Para o exercício deste ato, é exigido o título de especialista na área clínica.

Ultimamente, é comum se automedicar? Quais os malefícios?

Sim, infelizmente é muito comum ainda. A automedicação é vista muitas vezes como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, mas pode trazer consequências mais graves do que se imagina. O uso incorreto de alguns medicamentos pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se for antibiótico, a atenção deve ser redobrada. O uso abusivo pode facilitar o aumento da resistência de microrganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação é em relação à combinação inadequada, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. O uso de medicamentos de maneira incorreta ou irracional pode trazer ainda consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Não é possível vender antibióticos sem receita médica. Qual o motivo?

Foi uma medida tomada em função do aparecimento de bactérias super-resistentes aos antibióticos, devido à automedicação e uso irracional dos medicamentos.

A classe de fitoterápicos têm mais benefícios que os fármacos manipulados?

Não. Medicamento fitoterápico é produzido à base de plantas medicinais. Mas não quer dizer que não haverá riscos ou não fará mal. Como qualquer medicamento, o mau uso pode ocasionar problemas à saúde.

A troca de fármacos por uma boa alimentação pode ajudar mais na remissão de sintomas de doenças variadas?

Com certeza. Ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Adotando hábitos alimentares saudáveis juntamente com a prática de atividade física, conseguimos prevenir o surgimento de doenças crônicas e melhorar qualidade de vida.

Formamos o campo social que mais consome medicamentos nos últimos anos?

O consumo nacional de medicamentos está relacionado ao difícil acesso aos serviços de saúde, ao hábito do brasileiro de fazer automedicação e também ao fato do medicamento ser considerada uma “mercadoria “que pode ser adquirida e consumida sem orientação adequada”“. Com isso podemos entender a importância do farmacêutico em todos os estabelecimentos de saúde.

Se um medicamento está funcionando nesta dose, caso eu tome uma dose maior, será melhor ainda?

Não. Os fármacos alcançam um efeito máximo em determinada dose e daí não param. O aumento da dose além do recomendado aumenta o risco de efeitos adversos ou toxicidade.

A intoxicação por medicamento é ocasionada por quais fatores?

Automedicação. Qualquer medicamento, até mesmo os conhecidos como “naturais “, podem causar algum risco, dependendo da saúde da pessoa e da situação em que ela o está utilizando.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost