26 de abril de 2024

Velloso vence enquete dos internautas, mas Rocha pode ser escolhido para vice de Gladson Cameli

Disponível desde a última terça-feira (6) no portal da ContilNet, a enquete sobre a preferência dos leitores em relação aos possíveis candidatos a vice na chapa do senador Gladson Cameli, pré-candidato ao governo do Estado pelo Progressista, contabilizou mais de 51,8 mil votos até o encerramento da votação no final da tarde do último sábado (10).

Não obstante a predileção do leitor por Velloso, na tarde de sábado (10), o martelo foi batido em favor do deputado federal Major Rocha, que se apresentou na reunião dos líderes partidários de oposição como sendo ele mesmo o indicado do PSDB.

Anúncio oficial de Rocha como vice de Cameli será realizado no dia 15 deste mês. Foto: Reprodução

Sua homologação como pré-candidato a vice será oficialmente anunciada em evento na próxima quinta-feira (15), conforme informou o presidente da executiva estadual do Progressista, o ex-deputado José Bestene.

O anúncio põe um ponto final nas especulações que preencheram dezenas de páginas de jornais e sites de notícias nos últimos meses.

CRITÉRIOS DA ENQUETE

De volta à sondagem feita pela ContilNet, houve o cuidado de listar os principais pretendentes ao cargo, baseando-se nas informações de bastidores da aliança capitaneada por Cameli, bem como em notícias veiculadas na imprensa local. É o caso do médico Eduardo Velloso (PSDB), do deputado federal Alan Rick Miranda (DEM) e do conselheiro e atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valmir Ribeiro (sem partido).

Por sua expressividade no cenário político local, a ex-deputada estadual e ex-prefeita de Sena Madureira Toinha Vieira foi incluída na consulta. A jornalista Mara Rocha (PSDB), irmã do deputado federal Major Rocha, pivô de um quase rompimento do MDB com o Progressista, também foi, por razões óbvias, incorporada à sondagem.

Entre os nomes expostos, Eduardo Velloso é disparado o favorito dos internautas, com um resultado que supera a soma da votação dada aos outros quatro pretendentes. Velloso obteve 30.120 votos, o equivalente a 58,1% do total apurado na enquete, contra 17,7% de Valmir Ribeiro, 14,3% de Alan Rick, 5,6% de Toinha Vieira e 4,4% de Mara Rocha.

EDUARDO VELLOSO

Recém-filiado ao PSDB, o médico oftalmologista Eduardo Velloso contava com a simpatia de Gladson por sua discrição e currículo impecável. Aos 42 anos de idade, ele é um respeitado profissional da medicina e bem-sucedido homem de negócios. Doze anos atrás, disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa do Acre, e o fato de não ter sido eleito serviu à decisão de se dedicar aos negócios da família.

“Hoje estou mais maduro, preparado e responsável para ajudar Gladson Cameli como pré-candidato a vice-governador”, afirmou ele no dia 8 de fevereiro deste ano, em entrevista exclusiva à ContilNet.

VALMIR RIBEIRO

Reeleito para a presidência do Tribunal de Contas do Estado em dezembro do ano passado, Valmir Ribeiro era outro nome forte na disputa pela indicação do vice de Cameli. Respeitado por sua atuação no órgão, Ribeiro granjeia simpatia entre membros de diferentes partidos da oposição.

Sobre ele, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Epitaciolândia Luisinho Hassem declarou recentemente que seria ‘o vice ideal’, devido à sua vasta experiência administrativa. Setores do MDB também enxergam nele um nome capaz de aglutinar outros apoios à pré-candidatura de Gladson. Ribeiro obteve 9.174 votos na enquete.

ALAN RICK

Jornalista e ex-âncora do programa Gazeta Entrevista, da TV Gazeta, o deputado federal Alan Rick Miranda foi eleito em 2014 com 17.903 votos pelo PRB, que integra no Acre a aliança da Frente Popular, comandada pelo PT. Votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, contrariando o anseio do grupo político ao qual pertencia, e o desgaste decorrente dessa decisão o levou a se filiar no Democratas.

Na Câmara dos Deputados, Alan Rick integra a bancada dos evangélicos, e tem se posicionado contra projetos de esquerda que versam sobre a legalização do aborto e discussão de gênero e orientação sexual nas escolas. A manutenção da família tradicional é defendida de forma ferrenha pelo parlamentar. Ele recebeu dos internautas 7.395 votos.

TOINHA VIEIRA

Já Toinha Vieira se destaca por uma trajetória de sucesso pessoal e por uma atuação memorável como prefeita de Sena Madureira. Guindada à política pelo marido, o também ex-prefeito Zé Vieira, ela se tornou uma referência política na região do Iaco depois de assumir o comando do município. Ocupou ainda uma cadeira na Assembleia Legislativa do Acre, onde teve uma atuação em conformidade com a sua personalidade recatada. Foi votada 2.893 vezes no portal.

MARA ROCHA

A última da lista de pretendes a vice de Gladson Cameli é Mara Rocha, do PSDB. Jornalista com mais de duas décadas de experiência profissional, seu rosto ficou conhecido em todo o estado graças às aparições diárias no jornal Gazeta em Manchete, que apresentou durante 19 anos. Em agosto do ano passado, porém, ela foi desligada da emissora, e alardeou que as digitais do governo estavam por trás de sua demissão.

Depois de uma rápida passagem pelo site ac24horas, Mara Rocha reapareceu como provável pré-candidata ao Senado da República, para em seguida figurar como postulante a vice de Cameli. O episódio desencadeou o início de um processo de rompimento entre o MDB e o Progressista, já que os dirigentes do primeiro a rejeitam por sua ligação consanguínea com o deputado Major Rocha, desafeto declarado do pré-candidato ao Senado pelo partido, Marcio Bittar.

Em recente entrevista ao jornalista Roberto Vaz, Gladson Cameli descartou a jornalista como sua vice. Ela obteve 2.273 votos, ficando em último lugar na sondagem feita pela ContilNet.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost