26 de abril de 2024

Malala deixa o Paquistão após realizar o sonho de voltar ao seu país

A vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, deixou hoje (2) o Paquistão após uma emocionante visita de quatro dias, na primeira viagem ao seu país natal desde 2012, quando um talibã lhe deu um tiro na cabeça, por conta da sua luta pela educação feminina.

A jovem deixou o país no começo da manhã em um voo regular no Aeroporto Internacional Benazir Bhutto, na capital paquistanesa, disse à Agência EFE uma fonte de segurança do aeroporto que pediu anonimato. “A segurança foi reforçada antes da sua chegada ao aeroporto”, afirmou.

Malala Yousafzai em visita ao PaquistãoReuters/Saiyna Bashir/Direitos Reservados

Malala chegou ao Paquistão na última quinta-feira (29), acompanhada por membros de sua família, onde foi recebida por representantes do governo paquistanês.

O primeiro-ministro Shahid Khaqan Abbasi se reuniu com ela e organizou um evento em seu gabinete com parlamentares, políticos e diplomatas, que homenagearam a ativista. No evento, Malala não conseguiu segurar as lágrimas durante o discurso, onde afirmou estar realizando o “sonho” de retornar ao seu país.

Dois dias depois, viajou, com forte esquema de segurança, para sua cidade natal, Mingora, onde visitou sua antiga casa e se reuniu com estudantes em um instituto militar.

Apesar do apoio recebido de parte do governo, sua presença também despertou duras críticas e protestos, como o organizado pela principal associação de escolas particulares do país, na última sexta-feira (30), sob o lema “Eu não sou Malala”.

A jovem deixou o Paquistão em 2012 quando um talibã lhe deu um tiro por ela defender a educação para meninas e teve que ser levada ao Reino Unido para ser tratada. Desde então, mora naquele país e agora estuda na Universidade de Oxford.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost