25 de abril de 2024

Conheça a cidade brasileira mais pacífica do país, segundo o Fórum de Segurança Pública

Vender tecidos é a paixão do Seu Walter Orthmann, morador de Brusque. A cidade dele é conhecida como o berço da fiação, mas pode chamar também de cidade da paz. É o que revela uma pesquisa exclusiva do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Brusque – que fica no Vale do Itajaí, em Santa Catarina – é a cidade mais pacífica do Brasil entre aquelas com mais de cem mil habitantes. Quer dizer: tem a menor taxa de mortes violentas do país.

Brusque- SC/Foto: reprodução

Mas o que está por trás deste número? Começa com três letrinhas: IDH. Índice de desenvolvimento humano. E o IDH de Brusque é alto em matéria de educação e de renda. E muito alto quando se trata da expectativa de vida, que ali é a maior do Brasil.

E olha que não faltam desafios. Nos últimos 15 anos, a cidade recebeu 45 mil pessoas de fora. Um dos maiores crescimentos populacionais do país. Na cidade, a polícia é tratada com gente de casa. E na rede de vizinhos, todos compartilham o que for suspeito em um aplicativo de celular. Funcionou para proteger as casas e o comércio local.

A Brusque do Seu Walter continua a crescer, mas não abre mão de viver em paz com antigos e novos moradores.

Veja a matéria e reportagem em vídeo clicando aqui.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost