26 de abril de 2024

BBC tece biografia de Barão do Rio Branco: “Aventuras pelas fronteiras do Brasil”

“Estão aí os traços característicos do segundo Rio Branco: genuíno patriotismo, culto amoroso ao pai, organização conservadora (…) São impulsos de um mesmo motor, o amor ao país”. Foi assim que a internacional BBC de Londres começou uma biorgrafia, publicada nesta segunda-feira (1) sobre o homem que o nome a capital acreana.

A reportagem traz fatos, imagens e curiosidades sobre um dos maiores aventureiros das fronteiras brasileiras. Barão do Rio Branco, ou José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845-1912), é filho do Visconde do Rio Branco, primeiro-ministro do Brasil e deputado conservador.

O Barão de Rio Branco em óleo sobre tela de Louis Guédy; filho de um visconde, Juca Paranhos tinha sobre si grandes expectativas da família/Reprodução Jaime Acioli/BBC

A história de Juca Paranhos se entrelaça com marcos de importantes mudanças no Brasil — da transição da monarquia para a República ao fim da escravidão. “Mas é só depois dos 50 anos de idade, em sua atuação em disputas por fronteiras contra a Argentina, França e Bolívia, que o barão do Rio Branco consegue imprimir sua digital na história do país”, diz um trecho da reportagem.

CLIQUE AQUI e veja o material completo.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost