Partido de Marina planeja fusão ainda este ano e conversa com PV e PPS

A Rede Sustentabilidade, partido idealizado pela acreana Marina Silva, deve deixar de existir até o final do ano. Após não atingir a cláusula de barreira e ficar sem fundo partidário e propaganda no rádio e na TV, integrantes da legenda conversam com PV e PPS mirando uma fusão nos próximos meses.

De acordo com reportagem do O Globo, uma decisão sobre qual o melhor caminho para a fusão pode sair nesta terça-feira (16), quando Marina reúne a comissão executiva do partido para debater a questão.

Com cláusula de barreira, um terço dos partidos ficará sem verba pública.

Marina Silva, da Rede/Keiny Andrade/Folhapress

“Para passar a cláusula de barreira, o partido precisaria eleger deputados federais em pelo menos nove estados ou obter 1,5% dos votos para a Câmara, com um mínimo de 1% dos votos em nove estados. A Rede elegeu apenas uma deputada, a indígena Joenia Wapichana, em Roraima, e não atingiu o mínimo de votos necessários para a Câmara. Rede e PV já estiveram juntos no primeiro turno, quando Marina disputou a Presidência e teve pouco mais de um milhão de votos, impactando no mau desempenho do partido”, explica a reportagem do O Globo.

A ex-senadora também já concorreu ao Palácio do Planalto pelo Partido Verde em 2010. Sobre o PPS, o presidente do partido, deputado Roberto Freire, disse que ainda não falou diretamente com Marina, mas admitiu que integrantes das duas legendas têm discutido uma possível fusão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Partido de Marina planeja fusão ainda este ano e conversa com PV e PPS