Com poucos servidores, governo do Acre decreta situação de calamidade pública na Saúde

O Governo do Estado do Acre, publicou decreto, nesta sexta-feira (15), declarando a existência de situação de calamidade pública nos serviços de saúde devido a insuficiência de profissionais da área, no quadro de servidores do Estado.

Segundo a publicação, a medida é resultante da falta de recursos humanos, situação que coloca em risco a saúde das pessoas, e da consequente insuficiência de atendimentos à demanda dos serviços do Sistema Público de Saúde (SUS). Com o decreto, os procedimentos administrativos que priorizem os atendimentos nas áreas da saúde mais prejudicadas, devem ser agilizados.

Huerb/Foto: reprodução

Conforme o documento, nos últimos anos, 658 servidores foram aposentados, e 1.769 foram exonerados, entre 2015 e 2018. Além disso, 12 novas unidades de saúde entraram em atividade após os concursos públicos de 2013 e 2014, ocasionando um aumento considerável na demanda de servidores em relação ao que havia sido planejado, inicialmente.

Ainda de acordo com o decreto, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), tem autorização para adotar medidas emergências, legalmente possíveis e necessárias para a normalização na prestação dos serviços estaduais de saúde, como concursos públicos em caráter de urgência.

O decreto governamental revelou também, que em apenas 1 dos 11 quadrimestres, desde 2015, o Estado do Acre esteve fora das limitações para contratação de pessoal previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, impossibilitando o incremento do número de profissionais.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost