26 de abril de 2024

O que é a Psicologia do Esporte?

A busca incessante pela superação de limites obriga os atletas a conviver com dor, lesões e, muitas vezes, com frustrações. Para garantir o bom desempenho no esporte, além dos cuidados com o corpo físico, as emoções e estados mentais dos atletas não podem ser deixados de lado. A Psicologia do Esporte é uma ciência que estuda as características psicológicas de indivíduos envolvidos com atividades esportivas e físicas.

A análise sobre a atuação da Psicologia no campo esportivo é recente. Teve início no final do século XIX, com estudos e pesquisas sobre os aspectos psicológicos presentes nas atividades físicas e do esporte. Em 1920, Griffith e Schulte lançam importantes publicações sobre a psicologia no desporto e treinamento.

Ao longo dos anos, a área foi ampliada e diferentes estudos passaram a ser realizados com o intuito de promover o desenvolvimento de novas teorias sobre a investigação científica do comportamento humano em contextos, espaços e ambientes esportivos, contribuindo de forma significativa para ampliar os conhecimentos na área.

Apesar dos avanços científicos conquistados, ainda é comum que a área sofra preconceito e desconfiança de outros profissionais e, por vezes, da própria equipe esportiva. Por isso, o psicólogo do esporte encontra um mercado com diferentes possibilidades, mas precisará enfrentar a resistência dos demais.

O que faz o psicólogo do esporte?

A presença do psicólogo do esporte éum diferencial nos esportes de alto rendimento por favorecer a preparação emocional necessária para os atletas conquistarem o equilíbrio entre a saúde física e mental. Este profissional lida com questões relacionadas a motivação, liderança, superação, bem-estar psicológico, espírito de equipe, violência, entre outros temas.

Para ser psicólogo e atuar na área esportiva é necessário concluir o curso de Psicologia e possuir registro no Conselho Federal de Psicologia. O profissional pode se especializar na área para tornar o currículo diferenciado e alcançar maiores oportunidades.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost