25 de abril de 2024

Aeroportos de Cruzeiro do Sul e Rio Branco devem ser leiloados até o ano que vem

Os aeroportos de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul, no Acre, estarão na lista de ofertas do edital que regulamenta a segunda fase de leilões desses empreendimentos no país. O edital será divulgado na próxima segunda-feira (18), segundo informou, em Brasília, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A previsão é que o leilão ocorra em agosto de 2020. Os preços iniciais dos leilões ainda não forma definidos. O aeroporto de Cruzeiro do Sul, apesar de pequeno – embora internacional – é um dos mais belos do país.

O edital de chamamento da próxima segunda-feira será o da sexta rodada de concessão de aeroportos. Já no governo do presidente Jair Bolsonaro, na semana passada, o governo privatizou de 12 aeroportos no país. O próximo leilão, que incluirá os aeroportos do Acre, terá três blocos, com terminais das regiões Norte e Sul, e outro grupo, chamado de Eixo Central.

Aeroporto de Cruzeiro do Sul

O edital a ser divulgado é o primeiro passo para os estudos para a próxima rodada de leilões de aeroportos, definindo valores por cada bloco e expectativas de investimentos. Desta vez irão a leilão, mais de 22 terminais.

O Bloco Sul, formado por nove aeroportos, inclui dois terminais em Curitiba, um em Foz do Iguaçu e um em Londrina, no Paraná; um em Navegantes e um em Joinville, em Santa Catarina; um em Pelotas, um em Uruguaiana e um Bagé, no Rio Grande do Sul. O Bloco Norte engloba sete aeroportos: um em Manaus, um em Tabatinga e um em Tefé, no Amazonas; um em Porto Velho; um em Rio Branco e um em Cruzeiro do Sul, no Acre; e um em Boa Vista. No terceiro lote, o chamado Eixo Central, estão os terminais de Goiânia, de São Luís e Imperatriz, no Maranhão; de Teresina, no Piauí; de Palmas, no Tocantins; e de Petrolina, em Pernambuco.

Até 2022, devem ser privatizados os maiores aeroportos do pais: Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O governo anunciou ter obtido mais de R$ 12 bilhões com os primeiros leilões de aeroportos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost