Rio Branco, Acre,





Número de mortos em inundações na Indonésia passa de 70


Mais de 4 mil estão desalojados depois de fortes chuvas que atingiram a província de Papua, no leste do país, no sábado

G1

Pelo menos 79 pessoas morreram nas inundações provocadas pelas fortes chuvas que atingiram a província indonésia de Papua, no leste da Indonésia, de acordo com um novo balanço anunciado nesta segunda-feira (18) pela agência de gerenciamento de desastres. Mais de 70 pessoas ficaram feridas, e mais de 4 mil estão desabrigadas.

Entre as vítimas, um bebê de cinco meses resgatado dos escombros foi entregue ao pai, depois que o resto da família morreu na tragédia.

“O balanço de mortos ainda pode aumentar porque 43 pessoas estão desaparecidas”, afirmou o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Enchentes em Sentani, a cerca de 20 quilômetros da capital provincial de Jayapura, foram causadas por chuvas torrenciais no sábado (16).

Dezenas de casas foram danificadas. E, apesar de o nível da água estar diminuindo, as evacuações continuam.

Árvores arrancadas e um monte de detritos cobriram as estradas, enquanto no aeroporto de Jayapura um pequeno avião parece danificado pelas enchentes. O aeroporto da capital regional permanece aberto, informou, o Ministério dos Transportes.

Pessoas caminham perto de carro danificado pela enchente em Papua, na Indonésia — Foto: Gusti Tanati/Antara Foto via Reuters

O governo decretou estado de emergência durante 14 dias, indicou o chefe da polícia Victor Dean Mackbon.

As enchentes são comuns durante a estação chuvosa na Indonésia, de outubro a abril.

Em janeiro, pelo menos 70 pessoas morreram em inundações e deslizamentos de terra no sul da ilha de Celebes.

Militares da Indonésia retiram vítima de enchente em Sentani, em Papua, neste domingo (17)  — Foto: Exército da Indonésia / AFP

Nas últimas semanas, centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas nas proximidades do rio Citarum, na província de Java Ocidental, devido a inundações.

A província indonésia de Papua está localizada a oeste da ilha da Nova Guiné, a outra metade é compartilhada pela Papua Nova Guiné, uma antiga colônia australiana que se tornou independente.

É uma das regiões mais pobres da Indonésia e palco de confrontos esporádicos entre rebeldes separatistas e o exército.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários






Outras Notícias

Veja Também