Na limpeza de gavetas antes do recesso, projetos importantes foram aprovados na Aleac

Desburocratização

Através de projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre, a COPIAI volta a ter autorização para conceder incentivos fiscais. Essa luta dos empresários durou quase dez anos. Com o governador Cameli e sua política de desburocratização, em seis meses, o benefício saiu do papel.

Empresários em festa

Os empresários do setor industrial do Estado do Acre estão em festa. Foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei que volta autorizar a Comissão da Política de Incentivos às Atividades Industriais – COPIAI, a conceder incentivos fiscais. O setor que lutou por mais de duas décadas comemora a nova política de desburocratização do governo.

Geração de emprego e renda

Com o incentivo o governo estimula a produção industrial e garante a geração de mais emprego e renda. Confecção de vestuário, industrialização de artigos de couro, indústria de madeiras estão entre os beneficiados.

Bandeira Original da República do Acre ou Estado Independente do Acre/Foto: reprodução

Domingo histórico

No dia 14 de julho 1899, Luis Galvez proclamava a República Independente do Acre, que tinha como sua capital Puerto Alonso. Essa proclamação aconteceu em uma sexta-feira há 110 anos.

Cientificamente

A história nos revela a existência de três momentos distintos em que o Acre foi declarado independente. A primeira no dia 14 de julho de 1899, depois por Rodrigo de Carvalho em novembro de 1900 e, por último, durante a revolução acreana, por José Plácido de Castro em 24 de janeiro de 1903.

Más línguas

Mas há quem diga que a partir da gestão de Jorge Viana até outubro do ano passado, tenhamos vivido a dinastia Viana. Más línguas, tudo que os irmãos Vianas fizeram foi governar o Estado com mãos de ferro.

Novo momento

Por falar em Jorge Viana, este prometeu dar um tempo da política e se dedicar a iniciativa privada ao lado do ex-deputado federal Raimundo Angelim. Aumenta a especulação em torno do nome que o Partido dos Trabalhadores colocará na disputa da prefeitura ano que vem.

Prefeita Socorro Neri visita frentes de serviços/foto: Fagner Delgado

Correta

A prefeita Socorro Neri está certa em não adiantar o debate sobre as eleições do próximo ano. Ao invés de ficar perdendo tempo com fofocas e picuinhas, ela se atenta a cuidar da cidade, que se transformou em um grande canteiro de obras.

Nome forte

A atual prefeita de Rio Branco é hoje o nome mais forte para enfrentar o candidato do palácio Rio Branco. Se tiver o apoio do ex-senador Jorge Viana e demais integrantes da Frente Popular, e de lideranças do PCdoB como Edvaldo e Perpétua Almeida, Socorro Neri pode se tornar imbatível.

Mestre Daniel

Já que estamos falando de história, nesse sábado o Mestre Daniel Pereira de Matos, fundador da Barquinha (Santo Daime), faria 134 anos. A Igreja Matriz Centro Espirita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, na Vila Ivonete comemorou o aniversário do mestre fundador. O centro é dirigido pelo professor Francisco Hipólito de Araújo.

Madrinha Peregrina

Ainda como registro histórico, madrinha Peregrina, esposa do Mestre Irineu, completou no domingo (14) 83 anos. Herdeira espiritual dos trabalhos erguidos pelo seu esposo, ela continua dirigindo os trabalhos do Alto Santo, igreja matriz do Santo Daime no Acre. Esse ano, madrinha Peregrina não abriu os portos da sede para a tradicional comemoração sócio espiritual. Recebeu durante todo o final de semana, centenas de amigos e irmãos em sua casa.

Recesso

Na limpeza de gavetas pelo legislativo, projetos importantes foram aprovados. O deputado Daniel Zen, por exemplo, emplacou a ideia de beneficiar a inclusão social. A forma de acesso às bonificações, prêmios ou créditos de milhagem, bem como as demais normas operacionais quanto ao seu uso serão regulamentadas por decreto do Poder Executivo.

Especulação

A suposta exoneração do secretário Mauro Sérgio é pura especulação. Mauro vem fazendo um excelente trabalho à frente da Educação. Durante o final de semana, esteve na Reserva Extrativista de Cazumbá, levando pela primeira vez um governo do Estado na região.

Projeto piloto

O projeto piloto desenvolvido pela educação no Cazumbá será estendido a demais escolas rurais, valorizando a vocação produtiva da terra e evitando o êxodo rural. Mauro é um dos precursores do pensamento de olhar diferenciado para o financiamento da educação na região norte.

Briga caseira

Ao que parece, o vice-governador Major Rocha e a deputada federal Mara Rocha, ambos tucanos, estão mesmo com relação arranhada. As agendas de ambos em Brasília foram desconexas. Rocha não estaria satisfeito com o cabo de guerra criado por Mara contra o governo do Acre.

Imobiliária

A Policia Federal calou-se diante das investigações da Operação Lares. Os principais autores do golpe imobiliário continuam livres. Também não se tem notícias dos processos envolvendo superfaturamentos em processos licitatórios da saúde.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Na limpeza de gavetas antes do recesso, projetos importantes foram aprovados na Aleac