24 de abril de 2024

Projeto “LIDER” do Sebrae atende metade dos municípios acreanos

O Projeto de Liderança e Desenvolvimento Econômico Regional (LIDER) do Sebrae, que tem como objetivo unir poder público, iniciativa privada e terceiro setor já tem 52 projetos funcionando divididos em 22 estados do país. No Acre são dois projetos em andamento, um na região do Purus/Tarauacá/Envira, que atende seis municípios e outro na região do Juruá, que atende outros cinco municípios, um total de 11 cidades atendidas.

O LIDER é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O gerente de desenvolvimento do ambiente de negócios do Sebrae e responsável pelo projeto no estado, Marcos Cley, disse que o projeto tem propiciado melhorias nos municípios atendidos. “Um exemplo prático que a gente costuma falar, é que esses municípios estão atuando juntos, fazendo consórcios e fazendo compras públicas juntos, e conseguem ter um preço melhor, tudo isso pra melhorar o ambiente de negócio e a região possa se desenvolver”, disse.

No setor privado o projeto tem incentivado empresários locais a disputarem licitações municipais, para fazer girar o motor da economia local. “A gente fez uma pesquisa no ano passado e vimos que os municípios compram quase 100% de empresas de Rio Branco e o dinheiro não fica na cidade. E estamos capacitando as empresas locais para que consigam participar das licitações e possam fornecer os produtos e serviços para os municípios onde estão instaladas”, afirmou.

A expectativa é ampliar o projeto no próximo ano. “Nós queremos que em 2020 todo o estado seja atendido e possamos atender outras regiões, como o Baixo Acre e o Alto Acre”, concluiu.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost