26 de abril de 2024

No AC 15 mil crianças não se imunizaram contra sarampo; campanha termina nesta sexta

A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que teve seu dia D no último sábado (19), se encerra nesta sexta-feira (25). A campanha do Ministério da Saúde conta com parceria das secretarias estaduais e municipais de Saúde. Um dos objetivos da campanha é recuperar o certificado de “país livre do sarampo”, que o Brasil tinha em 2016.

A campanha, que foi dividida em duas etapas, focou sua primeira fase em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, que é o grupo mais vulnerável, de acordo com o Ministério. Já a segunda fase, terá como foco a faixa etária de pessoas entre 20 e 29 anos de idade e está prevista para começar no dia 18 de novembro. O intervalo de idade foi escolhido porque essas pessoas nasceram após a erradicação da doença no país, que retirou a obrigatoriedade da segunda dose da vacina.

Mesmo sem casos de sarampo registrados no Acre este ano, a incidência da doença preocupa. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), ainda faltam 15 mil crianças na faixa etária entre 6 meses e 5 anos de idade se vacinarem no estado. Além da vacina contra o sarampo, o Acre é o único estado do país que está oferecendo também a vacina contra a poliomielite, mesmo sem registros de caso na região. As vacinas são ofertadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost