Rio Branco, Acre,


Prefeitura de Rio Branco leva programação da Semana do Bebê ao Belo Jardim

A dona de casa Maria das Dores Bezerra de Castro elogiou a gestão municipal pela iniciativa

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias municipais de Saúde (SEMSA), de Educação (SEME) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã desta quinta-feira (10), na Unidade Saúde da Família Belo Jardim Rural, em parceria com a Casa da Amizade e Uninorte, mais uma série de atividades em comemoração à Semana do Bebê.

A Semana do Bebê tem como objetivo principal mobilizar a sociedade em favor da promoção e garantia dos direitos das crianças, em especial à primeira infância (0 a 6 anos).

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Rio Branco vem realizando várias atividades, como: avaliação do esquema vacinal, acompanhamento do Programa Bolsa Família, recreação, entre outras.

Na manhã desta quinta-feira as crianças do bairro Belo Jardim participaram de brincadeiras, jogos, lanche e tiveram acesso a palestra sobre a importância da escovação dental, registro civil (expedição de 2ª via), acompanhamento do programa Bolsa Família, avaliação do esquema vacinal, dentre outras.

Movimento institucional e interdisciplinar

De acordo com Tereza Souza, da SEMSA, a Semana do Bebê é um movimento institucional e interdisciplinar. “Por conta do envolvimento de várias secretarias e de abranger várias áreas. Hoje estamos atendendo uma média de 70 crianças. É um movimento que requer a participação dos pais e muitas atividades lúdicas, para podermos fazer com que as crianças entendam o que queremos transmitir a elas”, enfatiza.

A dona de casa Maria das Dores Bezerra de Castro elogiou a gestão municipal pela iniciativa de levar serviços às crianças da comunidade. “O que está acontecendo aqui, hoje, é muito importante para a nossa comunidade, pois faz com que as nossas crianças recebam os serviços da Prefeitura”, enfatiza.

Tina Afonso de Souza reforça as palavras da amiga Maria das Dores, acrescentando que os serviços oferecidos durante a Semana do Bebê na sua comunidade se constituem numa oportunidade, uma vez que assim não há necessidade de ir em busca de atendimento na cidade.

“É muito importante essa ideia, pois evita que a gente tenha que ir até à cidade”, salienta Tina.

Estratégia

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social incentivada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até 06 anos de idade, prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Representantes de Instituições governamentais e não governamentais reuniram-se para formar uma comissão e organizar a Semana do Bebê. A equipe de trabalho foi constituída pelas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos.

Mais do que tornar a Semana do Bebê parte do calendário oficial do município, o mais importante é garantir como política pública, por meio de um conjunto de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo município, com a participação de entidades públicas, privadas e a sociedade, que visem assegurar os direitos das crianças na primeira infância.

Durante toda a semana várias atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, com integração de outras Instituições como: Conselho Municipal de Saúde, Fundação Garibaldi Brasil, Centro de Referência da Assistência Social, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, dentre outras.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias