26 de abril de 2024

Bittar busca parceria em SP para projetos de produção agrícola no AC

O senador Márcio Bittar (MDB-AC) foi recebido, nesta sexta-feira (11), em Campinas (SP), na unidade local da Embrapa, a maior empresa estatal de pesquisa agropecuária no Brasil à qual o parlamentar foi pedir ajuda para o desenvolvimento de projetos relacionados à produção agrícola e o agronegócio no Acre.

O parlamentar foi recebido pelo pesquisador Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Territorial, sediada em Campinas, e coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE/Embrapa) . O pesquisador é autor de pelo menos 40 livros e centenas de artigos científicos, no Brasil e no exterior, sobre agricultura e outros temas relacionados à área rural.

Bittar foi recebido pelo pesquisador Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Territorial/Foto: cedida

Formado em Agronomia na França, em 1976, o pesquisador e escritor tem mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier. Seu trabalho de mestrado e doutorado foi realizado na região de Maradi, no Níger, na África. Dessa experiência resultou a obra “A geografia da pele – um brasileiro imerso na África profunda”, um de seus livros mais conhecidos. Em 1980, ingressou como pesquisador na Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE), e ali implantou e dirigiu três Centros Nacionais de Pesquisa na Embrapa, dentre eles a Embrapa Monitoramento por Satélite.

Miranda também foi professor do Instituto de Botânica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), além de ser membro de várias sociedades científicas e atuou como consultor da ONU na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio-92.

O pesquisador elogiou a postura de Márcio Bittar em buscar na pesquisa e na tecnologia meios de melhorar a produção em seu Estado. “Tenho cinco anos de visitas e pesquisas na Amazônia. Hoje estou feliz por receber na Embrapa Campinas um senador que apoia o trabalho da Emprapa e se preocupa com o desenvolvimento que o agronegócio pode proporcionar na região amazônica e de modo especial no Acre”, disse o pesquisador.

Senador busca parceria com pesquisadores/Foto: cedida

Márcio Bittar disse que a procura pela empresa estatal de pesquisa obedece à estratégia que ele traçou como eixo de seu mandato, que é o de apoio à produção e o agronegócio. “Tudo o que estou fazendo, seja com as relações com o ministro das Relações Exteriores, com os filhos do presidente Jair Bolsonaro, Flavio e Eduardo, ou com a ministro da Agricultura, e agora com a Embrapa, obedece este princípio de procurar parcerias para que o Acre possa vir a ser um Estado produtivo”, disse. “A Embrapa tem tudo em pesquisa sobre a Amazônia e o Acre e nós temos que nos aproveitar essas informações para descobrirmos qual o caminho a ser trilhado em termos de produção agrícola e o que melhor poderemos produzir”, disse o senador.

O próximo passo desta agenda, segundo o senador, será a realização de um seminário ou de uma palestra de pesquisadores da Embrapa, incluindo Evaristo de Miranda, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, sobre as informações que a empresa dispõe em relação ao Acre. “Nós temos que recorrermos a quem tem informações, porque, sozinhos, nós, os acreanos, não vãos conseguir romper essa barreira de subdesenvolvimento”, disse Bittar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost