24 de abril de 2024

Antônio Moraes precisa ficar de olho nas ‘escapadinhas’ dos vereadores da Capital

Cursos da Interlegis

Quase nenhum vereador de Rio Branco se interessou pelos cursos oferecidos pela Interlegis, em Rio Branco. Parece que o roteiro preferido dos edis é mesmo as cidades praianas. Ficou feio para os defensores de redução de gastos.

Escapadinhas

O presidente da Câmara Municipal, que é uma pessoa do bem, precisa estar mais atento aos nobres vereadores que vez ou outra saem do Acre para participar desses cursos e desviam o caminho para os litorais. Tudo pago com dinheiro público.

Coronel Bino

Coronel Ezequiel Bino é uma das reservas morais da Polícia Militar do Acre. Se realmente for deixar o comando Geral da instituição não será por incompetência. Ele, junto com o secretário de Segurança Pública, vem se esforçando bastante para diminuir a criminalidade do estado e garantir a segurança de quem aqui mora.

Mapa da violência

Basta ver o mapa que mostra a diminuição dos índices de violência no Acre. Claro que precisa diminuir muito mais. O governador Gladson Cameli precisa pensar bastante sobre essa possível demissão.

Equilíbrio

Ontem o coronel emitiu uma nota equilibrada, tranquila, sobre sua possível saída. Ao contrário de outros, que deixam os cargos aturando para todos os lados.

Assis crescendo

O prefeito Zum, de Assis Brasil, deverá vai entrar o ano de 2020 anunciando um grande pacote de obras que irá revolucionar o município, um dos mais carentes do país. Zum é um dos poucos prefeitos que conseguiu colocar a sua prefeitura nos trilhos.

Salários em dias

Em Assis Brasil não se ouve falar de salários atrasados de servidores públicos. Zum vem sendo um exemplo de gestor. Ao contrário de outras grandes prefeituras que só judiam de seus servidores, que têm que esperar a boa vontade do prefeito para receber seus vencimentos.

Fernanda Hassem

Outra grande gestora é Fernanda Hassem. Apesar das dificuldades que enfrenta nesses tempos de crises, vem conseguindo pagar os servidores em dias e em ainda fazer obras em seus municípios.

Volta por cima

Por falar em boa gestão, o prefeito Ilderlei Cordeiro conseguiu mesmo tirar Cruzeiro do Sul da crise aguda em que se encontrava. Pode-se dizer que Cordeiro deu a volta por cima e agora surfa na boa onda da popularidade.

Em Rio Branco

O senador Marcio Bittar, que esteve por vários dias lá pelas bandas do Juruá, está hoje em Rio Branco visitando amigos e conversando com vários setores da imprensa. Ao contrário do que pregam alguns, a presença so senador do MDB tem sido constante em terras acreanas.

Data limite

A coluna vinha alertando que a data limite estabelecida pelo governador era 15 de novembro. Internautas e servidores estão elogiando a postura tomada pelo chefe do executivo em realizar visitas surpresas não apenas na saúde, mas em vários setores. “Isso deu certo no governo do Jorge Viana”, escreveu um dos leitores da coluna.

Andando e muito

Um secretário que vem mostrando resultados é Israel Milani. Em pleno sábado ele foi junto com o diretor do IMAC André Hassen, no Parque Estadual Chandless. Segundo o gestor, essa foi uma excelente oportunidade para conversar com as famílias e acompanhar as pesquisas científicas que estão sendo realizadas.

Pesquisas

Uma equipe de pesquisadores da Fiocruz está no Chandless coletando amostras biológicas de pequenos mamíferos para investigar as zoonoses que circulam entre esses animais. A pesquisa da Fiocruz é realizada em parceria com a UFAC e o IFAC, e vai beneficiar diretamente as pessoas da comunidade. Serão coletadas também amostras do sangue dos moradores e dos seus cães, dentro da investigação epidemiológica.

Saindo do papel

Imagens postadas pela secretaria de infraestrutura (Seinfra) revelam avanços na trilha de acesso a Pucallpa via Mâncio Lima. Até o próximo dia 15, segundo Thiago Caetano, o acesso chega ao rio Azul no extremo oeste do país. Projeto ousado de ligação com o pacífico pela BR 364 sai do papel. “Graças a ousadia do governador Gladson Cameli”, diz Caetano.

Rapé sagrado

O jornalista Nelson Liano conduziu o governador Gladson Cameli em uma agenda espiritual nas terras das tribos Puyanawa, em Mâncio Lima. Cheio de energias renovadas, o governador voltou a despachar em Rio Branco nesta terça-feira (5), tomando decisões importantes no setor de agronegócio e saúde pública.

Experiente veterinário

Para o setor de produção Cameli trouxe para o primeiro escalão o experiente médico veterinário Edvan Maciel. Segundo a coluna apurou, o pecuarista já vinha atuando como uma espécie de consultor de Paulo Wadt, contribuindo e muito com a divulgação das ações necessárias para o estado avançar no status sanitário de livre da aftosa sem vacinação.

Apoio da classe

O veterinário tem apoio da classe dos pecuaristas, circula no staff da federação de agricultura e pecuária, goza da confiança de Assuero Veronez. Tem tudo para dar nova dinâmica no projeto de agronegócio que é o carro chefe da gestão Cameli.

Classe econômica

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) não perde o bom humor, nem diante de Fake News envolvendo seu nome. Quem conhece o senador sabe que ele não anda na classe executiva dos voos internacionais e, muito menos, frequenta hotéis luxuosos nas missões em que representa o Senado Federal.

Papo de cafezinho

Foi demorado o bate papo entre os senadores Marcio Bittar (MDB) e Petecão (PSD-AC) no cafezinho do Senado. Dizem os mais antigos frequentadores do espaço, anexo do plenário em Brasília, que ali, se decide a vida de milhões de brasileiros.

A luta continua

A senadora Mailza Gomes (Progressistas-Ac) garantiu as mães das adolescentes vítimas da vacina HPV que a luta por um diagnóstico completo continua. Ela reuniu em seu gabinete técnicos do Ministério da Saúde, a vereadora Lene Petecão (PSD), a especialista em perícia médica, Dra. Maria Emília Gadelha Serra e dona Bruna, mãe que representou as demais na reunião. Os encaminhamentos foram satisfatórios.

Negativa

Será que a equipe econômica e técnicos da PGE que elaboraram a proposta de reforma da previdência disseram ao governador Gladson Cameli o tamanho do desgaste que ele sofrerá com o corte da sexta parte e a licença prêmio que os servidores adquiriram durante as últimas décadas?

Em defesa do setor S

A deputada Vanda Milane voltou a defender em Brasília a não redução dos recursos destinados ao Sistema S. Para ela, essa proposta é sinônimo de desemprego e déficit na qualificação de jovens ao mercado de trabalho. A parlamentar tem razão.

Cachimbo da paz

O encontro entre o governador Gladson Cameli e a deputada federal Mara Rocha selou um novo momento entre as lideranças. Mara estava arredia e chegou a ter cismas até com o irmão, vice-governador Major Rocha. A decisão de exoneração de Paulo Wadt pode até ter sido uma das pautas, mas, a retórica é anterior ao encontro.

Emprego

O setor da indústria de confecção está sorrindo com o tempo. O decreto publicado pela imprensa oficial garante a ampla participação de todos nos investimentos da educação na aquisição de fardamento para a rede estadual. Abrahão, presidente do setor, elogia desde o governador e vice-governador, ao secretário Mauro Sérgio.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost