Relator acreano
O senador Márcio Bittar (MDB-AC) será o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo. A proposta envolve mudanças na distribuição dos recursos do pré-sal e a criação do Conselho Fiscal da República. O acerto para indicação aconteceu durante todo o dia de ontem (6) em Brasília.
Agenda internacional
O senador Márcio Bittar goza da amizade do ministro das relações exteriores, o Ernesto Fraga. Junto com o prefeito Ilderlei Cordeiro, Bittar trabalha a internacionalização do aeroporto de Cruzeiro do Sul que deve receber voos de Pucallpa a partir de 2020. Uma agenda produtiva aconteceu ontem em Brasília.
Articulado
Muito bem articulado dentro do Senado Federal, é o senador Márcio Bittar que vem agindo como principal protagonista da agenda de ligação do Acre com o Peru via Juruá. A visita do presidente do senado Davi Alcolumbre em Cruzeiro do Sul é um passo importante para concretização desse projeto. Davi é do Amapá, tem interesse também na ligação com o Pacifico.
Voo de intercâmbio
Inclusive, um voo de intercâmbio deve trazer autoridades e empresários de Pucallpa na agenda do presidente do Senado em Cruzeiro do Sul. Para Bittar é preciso além das tratativas políticas a criação de um ambiente popular e empresarial favorável as ligações internacionais entre as cidades.
Debate
“Engenharia: novo modelo de desenvolvimento para o Acre e Amazônia Brasileira” será o tema do debate entre o senador Marcio Bittar e representantes de diversos segmentos da sociedade organizada, a partir das 9 da manhã desta sexta-feira (8), no auditório da Fieac.
Einstein…
“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.” A frase de Albert Einstein vai para aquelas pessoas agem nas sombras, alimentando escorpiões e serpentes, e acham que fazem isso às escondidas.
Mutreteiro
Um empresário acreano lá das bandas do Juruá, que enriqueceu por conta de mutretas e das tetas do dinheiro público, acha que não vai acertar as contas com a justiça. Aguarda!
Será picado antes
Antes de acertar as contas com a justiça, ele irá ser picado pelo escorpião que vem alimentando. Anotem.
Calmaria à vista
A deputada federal Vanda Milani (SD) conseguiu sensibilizar o ministro Ricardo Sales, do meio ambiente, para realizar uma audiência pública dentro da Reserva extrativista Chico Mendes e colocar um fim no histórico de conflitos entre seringueiros, produtores e o ICMBio.
A favor da reforma no Acre
O governador Gladson Cameli não aguardou a PEC paralela que inclui estados e municípios. A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça. Vale lembrar que, um dos primeiros a falar na quebradeira da previdência foi Tião Bocalom na campanha de 2006. Ninguém acreditava.
Roberto Duarte
A postura do deputado Roberto Duarte favorável à aprovação da reforma da previdência precisa ser olhada com atenção. Duarte sabe que essa é a única saída para equilíbrio fiscal do Estado. Não se trata de nenhuma mudança de comportamento, apenas coerência com o futuro dos servidores.
Mailza realiza grande evento
A senadora Mailza Gomes lidera no próximo dia 11, um grande encontro com lideranças do Progressistas em Rio Branco. O movimento comandado pelo PP Mulher vai reunir uma mutidão de novos filiados. A festa acontece no Terra Verde a partir das 11 horas.
Inauguração da UPA
O governador Gladson Cameli ainda não decidiu se participa da Festa Progressista dia 11, na mesma data, ele inaugura a UPA de Cruzeiro do Sul. Cameli é a maior liderança progressista.
OAB presente
Membros da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC) se fizeram presentes na Aleac e constataram que os requisitos para uma Audiência Pública não estavam sendo cumpridos, logo, o tema foi debatido em reunião no Plenário, com a presença dos deputados, representantes de sindicatos e entidades de classe, servidores dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sociedade civil e o presidente da Acreprevidência, Francisco Alves Filho. A OAB/AC foi representada pelas conselheiras da Seccional, Gracileidy Barcelar e Rose Figueiredo, e o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Wagner de Souza.
Mudança de comando
Embora o vice-governador Major Rocha tire o corpo de fora sobre a indicação do coronel Ulisses ao comando da Polícia Militar do Acre, ele sabia do acordo, participou, segundo fontes do Planalto, do encontro com o secretário nacional de segurança Guilherme Gaspar. Deveria evitar as firulas não é Major?
Petecão
O senador Sérgio Petecão vem tratando com muita responsabilidade a questão das emendas impositivas para o estado do Acre, e não poderia ser diferente. Ele cedeu seu gabinete para secretários do governador Gladson Cameli se debruçarem nos projetos prioritários.