26 de abril de 2024

Prêmio de Jornalismo do MPAC, Jorge Said e Parada do Orgulho LGBT

Em uma noite festiva e bastante prestigiada, em reconhecimento à relevância do trabalho da imprensa acreana, foram conhecidos na noite de quinta-feira (05), no restaurante La Nonna, os grandes vencedores do Prêmio Jorge Said de Jornalismo promovido pela Prefeitura de Rio Branco. O evento – que tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho da imprensa local na divulgação das ações ligadas às políticas públicas de Rio Branco, teve como convidado especial o repórter da Rede Globo de Televisão, Francisco José.

*** A festa reuniu mais de 200 pessoas, grande parte delas profissionais de comunicação. Além de premiadas reportagens de TV, Web, Rádio e Destaque Acadêmico, foram homenageados: o jornalista Silvio Martinello, a radialista Nilda Dantas e os empresários de comunicação, in memorian, Roberto Moura e Phellipe Daou.

***Simone Oliveira, da TV5, venceu na categoria Telejornalismo com a matéria “Vivendo a melhor idade”, cuja reportagem mostrava as políticas de atenção à pessoa idosa desenvolvidas pela Prefeitura de Rio Branco.

***O vídeomaker Kennedy Santos, do site de notícias AC24Horas, foi o premiado na categoria Web jornalismo com a reportagem “A dengue bate à sua porta”, por meio da qual mostrou os arrastões de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, realizados pelas equipes de ***agentes de endemias da Prefeitura de Rio Branco.

***O prêmio de Destaque Acadêmico foi para a matéria “A pobreza nossa de cada dia”, pulicada na revista acadêmica A Catraia, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), que teve como base os números da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh).

***Na categoria Rádio Jornalismo foi vencedora a matéria do jornalista Tião Maia sobre o “Desafio Verde”, lançado pela Prefeitura de Rio Branco no mês de novembro para estimular a população a plantar árvores e mudas com o objetivo de contribuir com o paisagismo e arborização da cidade. Veja os melhores momentos da cerimônia.

Prefeita Socorro Neri com os vencedores do Prêmio: Destaques acadêmicos Gabriel Freire e Fabiana Estanislau, Telejornalismo Simone Oliveira, Web-Jornalismo Kenedy Santos, Rádio Jornalismo Tião Maia, representado pelo jornalista, Osvaldo Silva

Os homenageados da noite: Jornalista Francisco José, Radialista Nilda Dantas, Jornalista e empresário Sílvio Martinello, Jornalista Felipe Dao o empresário de comunicação, in memorian, Roberto Moura representado pelo seu filho Marcelo Moura

Prefeita Socorro Neri jornalista foi presenteada pelo jornalista Francisco José, com o seu livro: “40 anos no Ar – A Jornada de Um Repórter Pelos Cinco Continentes”

Presidente do TCE conselheiro Cristóvão Messias com a esposa Núbia Musis, Prefeita Socorro Neri com o esposo, Quincas Medeiros e Francisco José 

Prefeita Socorro Neri com Sara Martinello, empresário Marcelo Moura, Maíra Martinello e Renata Moura

Prefeita Socorro Neri, Socorro Camelo, Silvânia Pinheiro e Mirla Miranda

Prefeita Socorro Neri, Cláudia Souza, Moisés Alencastro e a Jocely Abreu

Márcio Oliveira e Jannice Dantas

Jane Vasconcelos, Moisés Alencastro e Cláudia Souza

Na última sexta feira (6) deputada federal Perpétua Almeida foi recebida pela administração superior da UFAC para tratar para tratar das emendas destinadas à instituição. Os recursos serão destinados para implantar dois cursos de graduação em Feijó e Marechal Thaumaturgo dentro do programa de interiorização da graduação da UFAC. Parabéns deputada, pela luta permanente por uma educação de qualidade para todos.
Na noite do último domingo (8), Zozibini Tunzi emocionou o público ao conquistar o título de Miss Universo 2019. A candidata da África do Sul, foi a primeira mulher negra a vencer o concurso desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, levou a coroa. Com um discurso cheio de força da candidata da África do Sul, que discursou sobre a importância da representatividade durante o concurso, foi determinante para o resultado final. Foi uma noite extremamente especial para ela e para todos os negros do Brasil e do mundo.

*** Nas redes sociais, celebridades e ativistas do movimento negro também comemoram a escolha de uma Miss Universo negra.
A Assembleia Legislativa do Acre realizou no dia 29, uma sessão temática em homenagem ao Dia da Solidariedade ao Povo Palestino. Durante o evento houve uma programação cultural organizada pelo ativista Abrahim Farhat, o Lhé. O requerimento foi de iniciativa dos deputados Luís Tchê, Daniel Zen e Janilson Leite.
Procuradora-geral de Justiça Kátia Rejane reuniu sua equipe na última terça-feira (3), no Deck Trattoria, para a tradicional confraternização de final de ano. A tertúlia foi pra lá de animada.

Prêmio de Jornalismo do MPAC
O jornalista Daniel Adjuto – um dos nomes da nova geração do jornalismo brasileiro, com passagem no SBT como repórter e apresentador e recentemente contratado pela CNN Brasil – é o convidado da 10ª edição do Prêmio de Jornalismo do MPAC. Na quinta-feira (12), às 15 horas, no auditório do MPAC, ele vai ministrar em Rio Branco o workshop “Pós-Verdade: Como sobreviver à era das Fake News”. O evento é voltado aos profissionais de imprensa, estudantes e público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eventos.mpac.mp.br.

Segue,
E na noite seguinte, 13, às 20 horas nos altos do Palácio do Comércio, serão proclamados os vencedores do 10ª Prêmio de Jornalismo do MPAC. Nesta edição teve como tema: “Uma década transformando cidadania em notícia”. Jornalistas que queiram participar devem solicitar ingresso na Diretoria de Comunicação do MPAC, no Edifício-Sede. Informações pelo telefone: 3212-2142.

Vergonha
Na mesma noite que uma mulher negra ganha o prêmio de miss universo 2019, Silvio Santos muda regra de jogo para impedir que uma mulher negra, eleita por ampla maioria dos votos do público, pudesse vencer. Ele ignorou a vitória dela para premiar a participante branca, dizendo que ela é mais bonita e canta bem. Vergonha!

Semana Acreana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT
A 14ª Semana Acreana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT abre sua programação no Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com o Tema: “Direitos Humanos para Todas as Pessoas”. O tema pretende essencialmente esclarecer a respeito da necessidade de reivindicar ações efetivas do Estado, Municípios e da sociedade para o cumprimento com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos para todas as pessoas, incluindo jovens, negros, mulheres, idosos, deficientes, LGBTIQ+ e indígenas.

Projeto de Lei que pune caso de discriminação a LGBTIQ+
Hoje, às 10 horas, na Câmara Municipal de Rio Branco será apresentado o Projeto de Lei Municipal que pune estabelecimentos públicos e privados de Rio Branco em caso de discriminação a LGBTIQ+. Autor: Vereador Rodrigo Forneck.

Abertura Oficial XIV Semana Acreana da Diversidade
Hoje, às 19 horas, no Teatro Hélio Melo – Memorial dos Autonomistas, acontece Abertura Oficial XIV Semana Acreana da Diversidade com a Entrega do Troféu Rogério Sábio da Paciência. Uma homenagem para todos os Aliados e Aliadas que ajudam no enfrentamento a LGBTFobia no Estado do Acre.

***Lançamento Curta “Direitos Humanos para Todas as Pessoas”, produção: Saci Filmes e Apresentação da Peça Teatral “As Malcriadas”, inspirado no texto “As Criadas”, de Jean Genet. Trás a tona um momento da vida das criadas drags Alícia Strass e Cosma La Guerta. Com suas ambições, tentam a todo custo, tombar a renomada Madame, que vivem um momento de “fragilidade” e “sofrimento”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost