ContilNet Notícias

Retrospectiva ContilNet: relembre os fatos que marcaram 2019 no nosso ‘Top 10’

Por TON LINDOSO, DO CONTILNET

O menino assassinado pela mãe e a companheira dela — Foto: Reprodução/TV Globo

Chegou aquele momento especial onde nós relembramos alguns dos fatos que marcaram o ano. O ContilNet traz o tradicional TOP 10, com as notícias que foram destaque no nosso site. 2019 foi ano de mudanças na política, de grandes casos, de boas notícias, de rir e de chorar.

Fique agora com os 10 tópicos que marcaram o ano e que você mais visualizou aqui. Ao final, fique com a matéria mais acessada do ano.

Confira:

10 – Boas notícias

Fábio esteve no Acre em uma experiência marcante/Reprodução

Vamos começar com notícias gostosas de serem lidas? No meio do ano, tivemos o primeiro casamento gay realizado no Maison Borges. A publicação rendeu um dos conteúdos mais acessados de todo o mês de julho. Os pombinhos, Rosicley e Breno, embarcam para Lua de Mel com destino a Bali, na Indonésia. Chique, né?

Também podemos considerar boa a notícia de que o Acre está deixando de ser tratado com deboche por pessoas de fora – sobretudo personalidades. Uma das matérias mais acessadas de abril traz a apresentadora Maisa Silva defendendo o estado de piadas desnecessárias: “Piada com o Acre em pleno século 20?”, perguntou a apresentadora – que foi ovacionada.

Quem veio nos visitar também foi Fábio Assunção. Ele virou o centro das atenções, dentro e fora do Acre, ao anunciar que veio ao estado fazer uma limpeza espiritual – que faria parte de uma nova vida que ele passaria a levar. Ele saiu falando bem do estado e deixou portas abertas.

9 – Pérolas, gafes e polêmicas dos políticos do Acre

Ministro Guedes causou climão na política acreana/Reprodução

Começamos o nosso nono lugar com a reportagem mais acessada de julho: uma foto sensual do ex-prefeito Marcus Alexandre e a esposa Gicélia Viana deu o que falar nas redes sociais. O TBT – termo usado para internautas postarem fotos de lembranças em uma quinta-feira – viralizou nas redes e dividiu opiniões.

Alguns meses antes, o ministro Paulo Guedes soltou uma informação que caiu como bomba na política acreana: ele afirmou que o governo do PT ‘sumiu’ com uma bagatela de R$ 200 milhões. A informação foi uma das mais acessadas de maio. As declarações constam em um vídeo de palestra sobre pacto federativo e ele revela que dinheiro desapareceu na época do PAC.

No início do ano, um escândalo sexual derrubou o suplente ao Senado e pastor José da ICB. “Um triângulo amoroso com cenas de espionagem e tudo que de pior pode ocorrer em casos desta natureza foi a principal causa da queda do superintendente da Igreja Casa da Benção (ICB) do Acre, Pastor José Afonso”, trouxe o jornalista Tião Maia.

8 – Doutor anabolizante e o caso que chocou o Acre

Médico Giovanni Casseb/Foto: Divulgação/Polícia Civil

O médico Giovanni Casseb se envolveu em uma grande polêmica que merece destaque na nossa retrospectiva. Isso porque o caso teve um desenrolar tão grande, mas tão grande, a ponto de um garçom preso com anabolizantes planejar a morte de um jornalista de dentro da prisão. O médico não teria ‘autorizado’ a execução.

Todo o caso acabou com a Justiça acatando o pedido de habeas corpus da defesa e decidindo que o médico pode responder em liberdade. “Acabou o espetáculo”, bradou o pai de Casseb.

7 – O Acre no JN e na mansão de Bonner

Será que Ayres curtiu o domingão com Bonner?/Foto: Reprodução

Em 2019, tivemos vários acreanos ‘tirando onda’, mas tem um que merece um destaque especial. Ayres Rocha é tão querido pela imprensa e pelo grande público que merece nossa atenção e foi destaque durante o segundo semestre dentro e fora do Acre.

Tudo começou quando o apresentador acreano foi parar no Jornal Nacional, o telejornal de maior audiência do país. Depois? Vários cliques, inclusive na mansão de Bonner, publicações em sites famosos e, por último, a notícia de que voltará ao jornal no próximo ano. Merece ou não merece estar na nossa retrospectiva?

Thiago Rogeh também esteve no Jornal Nacional. Mas ele não representou o Acre: Thiago esteve como apresentador do Tocantins. Mas foi com uma postagem polêmica que ele ganhou destaque na imprensa: ao pedir sugestões sobre parceiros em sua nova aparição no JN, ele disparou: ”Homofóbicos não passarão”, acrescentando emojis de vômito.

6 – Tretas

A Venenosa do Iaco deu o que falar/Reprodução

Infelizmente, tivemos alguns problemas em 2019. Nossas fronteiras esquentaram em determinados momentos do ano. Em dado momento, estudantes de Medicina procuraram a nossa reportagem, afirmando que não conseguiam sair da Bolívia e chegaram até a estocar comida temendo greve.

Teve problema que deixou a gente preocupado, mas teve também problema que o acreano ficou acompanhando para saber mais. Lembra do ‘quase show’ da Lexa no Acre? O assunto deu o que falar e foi parar até nos programas das grandes redes de televisão. Jornalistas como Léo Dias, referência em jornalismo de celebridades, comentaram o caso.

Teve uma edição em especial da Venenosa do Iaco que deu o que falar: Traições descobertas, ‘pintão’ na Ufac e vídeo em motel do Acre. Só pelo título, bastante sugestivo, você já imagina o que foi destaque, né? E… o que falar da mulher traída que agrediu a amante na saída da Contax? Ela filmou tudo e, minutos após a baixaria, a loira grava um vídeo nas redes sociais, mostrando o rosto intacto.

Teríamos que fazer uma retrospectiva só para as tretas. E vários famosos estiveram entre os mais acessados – e eles adoram se envolver em uma treta. Quer dar uma olhada? Acesse nossa página de entretenimento!

5 – Esporte: ano do Flamengo, do homem pelado em Porto Velho e mais

Flamengo foi campeão da Libertadores/Foto: Reprodução

O Flamengo, esse ano, ultrapassou as barreiras do Brasil e foi parar o Mundial de Clubes. O campeão brasileiro e da Libertadores deu muito orgulho para os seus torcedores, mas fez muita gente pagar uma série de micos em diversas localidades.

Aqui, no nosso site, o que mais viralizou foi um homem correndo pelado pelas ruas de Porto Velho. Ele perdeu uma aposta, mais precisamente na disputa do Flamengo na Libertadores, e teve de pagar.

E o que falar da primeira mulher piloto do Acre? Foi um dos conteúdos mais acessados do mês de novembro! É uma das reportagens que merecem estar na nossa retrospectiva, principalmente por conta da mensagem dela para todos nós: “Nunca desista de um sonho”.

4 – As celebridades da terra de Chico Mendes e o Continder

Os solteiros mais desejados do Acre dominaram o fim de ano no ContilNet/Foto: Reprodução

Nosso site deu, em 2019, muito mais espaço às celebridades acreanas. Na nossa cobertura da ExpoAcre 2019, reunimos um time incrível para levar à você o melhor da maior feira de exposições do Estado, que veio mais equipada e o ContilNet contou com uma estrutura incrível – tudo para você.

Nossas colunas, sobretudo a nossa Venenosa do Iaco, Douglas Richer, bateu recordes de acessos e os acreanos ficaram por dentro dos maiores babados dos bastidores da política, dos famosos e o que de melhor – ou não – aconteceu no mundo pantanoso das celebridades locais.

E o que falar do Continder? O conteúdo mais acessado do fim de ano ficou por conta das listas: você conferiu conosco a lista dos solteiros mais desejados do Acre, de Sena Madureira e a novidade ficou por conta da lista de Cruzeiro do Sul.

3 – Ano de perdas dolorosas

Naylor nos deixou em 2019/Foto: Arquivo pessoal

Infelizmente 2019 trouxe algumas partidas. Personalidades nacionais como Gugu Liberato, Jorge Fernando e mais recentemente sua mãe, a dona Hilda, foram alguns dos que nos deixaram. No Acre, o ex-deputado e ex-senador Aluísio Bezerra, Emanuel Amaral, chargista demolidor de políticos dos anos 80, o jornalista Naylor George, um dos fundadores da FEM e o empresário Eliazar Machado, do setor de combustível, foram algumas das perdas sofridas.

Não podemos esquecer do caso que chocou o Acre em junho: o menino Rhuan, que nos deixou de uma forma trágica. Ele foi esquartejado pela própria mãe e sua companheira. Ambas foram a júri popular e a Justiça negou recurso para absolver as acusadas. Em Brasília, onde o menino vivia, uma estação de metrô passará a se chamar “Menino Rhuan”.

A morte do professor do Centro Educacional e Cultural Meta, Júnior Barros, foi um dos conteúdos mais acessados do mês de setembro.

2 – Facções, polícia e um ano ‘duro’ para as garotas de programa

Vídeos de facções fizeram parte de 2019 na área de polícia/Reprodução

O desabafo do ano ficou por conta de garotas de programa em entrevista ao nosso site: “Os homens estão lisos”. As declarações renderam na imprensa acreana e foram replicadas por diversos sites. Muita gente riu do tom bem humorado da nossa reportagem, mas a verdade é que 2019 não foi, realmente, um ano fácil em alguns pontos.

Mesmo com o empenho do Governo do Estado, a verdade é que as facções ainda são um problema no Acre. Chegamos a noticiar que uma facção local estaria cobrando dízimo de uma igreja no estado. Depois, a facção foi à público dizer que isso não faz parte da ‘ética do crime’. Teme também o caso do homem que foi obrigado a se ajoelhar antes de ser morto. O fato chocou os acreanos.

1 – Novos governos. Aqui e no país

Gladson, o governador do Acre/Foto: SECOM

Nosso primeiro lugar não poderia ser outro. 2019 foi o primeiro ano de governo de Gladson Cameli e Jair Bolsonaro, um à frente do governo no Acre e outro à frente da Presidência da República. Não dá para negar a diferença de ambos em comparação aos seus antecessores. Enquanto no Acre Gladson imprimiu um jeito mais firme para conduzir as questões essenciais ao povo do Acre, Jair Bolsonaro provocou reformas, mudanças, trouxe temas à discussão e teceu declarações polêmicas.

Porém, uma diferença entre ambos os governos: enquanto Gladson nada em popularidade e conta com o apoio da maioria esmagadora do Acre, Jair enfrenta baixíssima popularidade e é um dos presidentes mais rejeitados da história – ainda em primeiro ano de mandato. O presidente talvez nem saiba o motivo, já que até muitos de seus aliados já se arrependeram. Os internautas até ironizaram criando páginas como “Bolsominion Arrependido”, que reúne declarações de eleitores arrependidos.

O que esperar do próximo ano?

A matéria mais acessada de 2019

A matéria mais acessada do ano/Foto: Reprodução

Com milhares de acessos, a reportagem mais acessada do ano estaria no nosso TOP 2: Em novo vídeo, membros do CV ameaçam B13 e PCC para que “fechem com o lado certo”. A reportagem é do mês de novembro e um vídeo mostra faccionados fazendo elogios aos rivais que rasgavam a camisa e integraram CV.

“Encapuzados e fortemente armados, os faccionados fazem elogios aos rivais que rasgavam a camisa e integraram CV. Para eles, a escolha foi certa. Um dos integrantes lê um comunicado afirmando que integrantes das facções rivais em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó e Guajará (cidade do Amazonas na divisa com o Acre) ‘fecharam com o lado certo’”, trouxe um trecho da reportagem.

Essa é a nossa retrospectiva. O ContilNet Notícias agradece a você, leitor, que esteve mais um ano conosco e deseja Boas Festas – e um 2020 cheio de boas notícias.

Sair da versão mobile