24 de abril de 2024

Academia Acreana de Letras lamenta morte de ex-reitor da Ufac, Sansão Ribeiro

A Academia Acreana de Letras (AAL) lamentou nesta terça-feira (18), por meio de uma nota escrita pela presidente, a professora Luísa Karlberg, a morte do ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sansão Ribeiro.

Luísa Karlberg/Foto: Reprodução

Confira na íntegra.

Aos familiares do Professor Sansão Ribeiro,

Apesar de ser uma certeza que acompanha o ser humano, ao longo de sua existência, a morte ainda é um tema que assombra, desperta temores e representa o limite das pretensões do ser humano moderno de obter um controle absoluto sobre seu destino. A persistente luta contra a morte  nos faz buscar, incansavelmente, meios de bani-la do universo ou, pelo menos, de enfraquecê-la e retardar suas fatídicas incursões.

O envelhecimento humano é um fenômeno mundial que ganhou destaque nas últimas décadas. Nesse contexto, a morte aparece como questão difícil, pois se trata de um tema tabu na cultura ocidental. À luz da fenomenologia existencial reflete-se, sempre, sobre o envelhecer e o morrer, em uma época atravessada pela técnica como verdade do ser, em que esses fenômenos são considerados problemas que desencadeiam grande esforço moderno em tentar controlá-los e dominá-los.

Diante desse fatídico fato “morte”, há coisas na vida que não se podem explicar, há sentimentos que não conseguimos expressar. Em momentos tristes como este, às vezes, o melhor é silenciar e oferecer o ombro amigo e o apoio aos sentimentos. Por esse pensar e olhar a vida, o falecimento do Professor Sansão Ribeiro nos deixa entorpecidos. Foi um reitor magnífico da nossa UFAC. Educado, gentil, competente, sério, honrado, bondoso e excelente educador, professor, homem público e profissional.

Nós, professores aposentados, assim como ele também se tornou, manifestamos, neste breve texto, as mais sinceras condolências pelo falecimento do nosso estimado colega. Os nossos pensamentos e profundos sentimentos estão com toda sua família neste momento de dor e angústia. Em verdade nunca estamos preparados para perder alguém que admiramos, convivemos, amamos, mas desejamos que todos nós tenhamos forças para suportar essa dura contrariedade.

Nossos pêsames pela perda do pai, do esposo, do tio, do colega, do amigo, do professor, do reitor que interiorizou o ensino superior no Acre. Perder, um familiar, um amigo, é não ter como substitui-lo na vida de todos nós. Infelizmente nada somos e nada podemos perante o destino final de todos nós: a morte.

Ficamos com as memoráveis lembranças e a saudade.  Isso porque a perde de um ente próximo é uma experiência particular e incompartilhável. O espaço vazio que fica na casa, a estranha sensação de deixar o morto sozinho no cemitério, a brutalidade de um corpo que desaparece – não se diz com palavras. As palavras, nessa hora, parecem não alcançar ninguém. Um mundo mágico começa a se tecer, então, para nós que aqui ficamos, guardaremos na memória o homem magnífico que viveu e conviveu com todos nós, nos seus feitos bem feitos, na formação dos alunos, nos valores que primou pela Educação acreana na UFAC.

Adeus, Professor Sansão Ribeiro, até breve. Nossa profunda saudade!

Prof.ª Dr. ª Luísa Karlberg

Presidente da Academia Acreana de Letras

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost