Rio Branco, Acre,


Pandemia pode durar até janeiro se acreanos continuarem se movimentando

Previsão é do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs)

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesacre, deu, nesta sexta-feira (22), uma previsão alarmante. De acordo com o setor, a pandemia de coronavírus pode durar até janeiro no Acre se a população continuar desrespeitando as recomendações de isolamento social.

A projeção tem como base o ritmo de contaminação atual, que vem crescendo significativamente. Foram mais de 1,3 mil novos casos apenas nos últimos cinco dias, segundo dados do governo. O total oficial de contaminados já passa dos 3,3 mil, com 80 mortes.

“Esse cenário pessimista acontece porque a população continua ignorando a regras de isolamento social e repassando a doença adiante”, informou a Secretaria de Comunicação do governo. A previsão diz que, no melhor dos cenários, o estado sofrerá com a pandemia pelo menos até agosto.

Nesta semana, o estado anunciou o colapso dos leitos de UTI em Rio Branco. Todas as 32 unidades de terapia intensiva do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC) e do Pronto-Socorro de Rio Branco foram ocupadas.

Pelo menos uma pessoa já perdeu a vida por falta de atendimento intensivo. “A pandemia de covid-19 continuará vitimando acreanos em proporções cada vez maiores, se o Sistema Público de Saúde seguir saturado”, alertou a Sesacre.

O técnico do Cievs, Marcos Vinicius Malveira, informou que o total de curados não pode servir de parâmetro para otimismo.

Brazil

Confirmados
499,966
+1,526 (24h)
Mortes
28,849
+15 (24h)
Recuperados
205,371
41.08%
Ativos
265,746
53.15%

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias