25 de abril de 2024

Grandes de SP perderam talento e força nos bastidores

O atacante Dudu assinou, ontem, um acordo de empréstimo para o Al-Duhail, do Qatar. Ele deixa o Palmeiras após cinco anos e meio por 13 milhões de euros — somando o valor do empréstimo e a cláusula de compra. Não é um valor baixo, R$ 77,6 milhões na cotação atual. Mas não é, também, uma quantia alta quando se pensa no principal jogador de um dos clubes mais ricos do país — está longe das dez maiores negociações do mercado da bola atual, por exemplo.

A negociação mostra, porém, que o futebol paulista, que já tem data para voltar, 22 de julho, não segue a mesma. A saída de Dudu só aumenta a fuga de talentos que Corinthians, o próprio Palmeiras, Santos e São Paulo sofreram durante a pandemia. Deixaram seus clubes, também, Pedrinho do Corinthians, Antony do São Paulo e Evandro, que não tinha o mesmo peso dos outros três citados, do Santos. E, pelo menos até agora, o único nome de impacto a entrar é Jô, que chega ao time do Parque São Jorge.

Desfalcadas pelo mercado da bola, as equipes ainda precisam lidar com outro problema: a aparente diminuição de sua força nos bastidores do futebol nacional. O Estado de São Paulo foi o último, entre os que têm times na Série A do Brasileirão, a liberar treinos para os clubes de futebol. Enquanto atletas dos paulistas treinavam de suas casas, times de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, por exemplo, já estavam em campo.

Justamente por isso, os quatro times se mantiveram em uma união quase inédita com a FPF (Federação Paulista de Futebol). O objetivo era evitar uma volta precoce do futebol e, especialmente, trabalhar contra o reinício do Brasileirão dias depois da final do Estadual. Até agora, não funcionou: ontem, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmou seu calendário que prevê que a decisão do Paulistão e o início do Brasileiro para o mesmo fim de semana, de 8 e 9 de agosto.

O cenário é ainda mais preocupante quando se olha o quanto o principal rival dos paulistas ganhou forças no mesmo período: o Flamengo, atual campeão brasileiro, não perdeu nenhum dos atletas apesar do elenco estrelado, convenceu nos bastidores que prefeitura e governo do Rio de Janeiro autorizassem a volta aos treinos e do Campeonato Carioca quando ele, Flamengo, achou ideal e ainda arquitetou com o governo federal uma mudança nas regras de direitos de TV com potencial para mudar todo o ecossistema de transmissões do futebol — a “MP do Flamengo”, que fez a Globo romper contrato com a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) para o Carioca e levou a decisão do torneio, de forma inédita, ao YouTube.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost