26 de abril de 2024

Se em CZS o cenário político está nublado, poderá ter trovejadas nesta sexta-feira

Retomada

O governo acertou em cheio em retomar o atendimento presencial dos serviços executados pela OCA na Capital. Foram muitos os elogios de quem procurou pela unidade na manhã desta quarta (26).

Aplicativo

Parceria entre Ifac e Governo do Acre com disponibilização de um aplicativo para o covid-19 mostra a importância da tecnologia nesse atendimento e das parcerias.

Visita

A visita institucional feita pelo governador Gladson Cameli à ministra Tereza Cristina foi uma agenda acertada. Amiga pessoal do governador, a ministra foi fundamental para o avanço sanitário do Acre Livre de Aftosa sem Vacinação.

Quem são os aliados

Nesse debate todo sobre quem é aliado do governo e quem não é. Cabe uma reflexão. Quem realmente até aqui vestiu a camisa e ajudou o governador Gladson Cameli? As lideranças que o ajudaram a chegar no Palácio Rio Branco só fizeram carreira solo.

Em Brasília

Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) coordenador da bancada federal repatriou recursos do orçamento com municípios, tirando do Estado investimentos significativos que deveriam ser utilizados em obras estruturantes. Mara Rocha seguiu a mesma direção.

No Acre

O vice-governador Major Rocha até que tentou fazer uma agenda institucional, abraçou a ligação do Acre com Pucallpa, mas, ficou somente nisso. A maior parte do tempo tocou estratégias de fortalecimento do PSDB e, agora PSL, visando sua pré-candidatura majoritária em 2022.

Dou razão

Cameli tem razão quando afirma que os “aliados” na busca pelo poder colocaram mais pedras no seu caminho do que pavimentação propriamente dita para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Reconhecimento

O governador reconhece a importância de cada parlamentar, até tem agradecido o empenho de cada um, mas, cobra de alguns uma fidelidade mais abrangente ao projeto de gestão pelo Acre. Tem muito jogo de interesses não coletivos nessa relação.

Nublado

Se o cenário político em Cruzeiro do Sul está nublado, a depender desta quinta-feira (27) poderá ficar com mais trovoadas. Um novo nome poderá entrar no cenário impactando todas as estratégias ocorridas até aqui. Aguardem.

Palavra dada

O deputado Nicolau Junior focou sua ação nos últimos dias no Juruá, onde ele é quem coordena as estratégias políticas pelo Progressistas. Esse acordo é antigo e foi feito ainda quando Cameli estava atuando no partido. Portanto, tem peso aquilo que ele acordar e anunciar.

A coluna avisou

A coluna alertou ao governo do Acre sobre a proposta de redução da alíquota de imposto sobre o frango congelado. Dissemos que poderia ser uma faca de dois gumes, como é. Sindicato das Indústrias de Frango anunciam quebradeira geral caso a redução entre em vigor.

Desemprego

Cerca de 200 empregos diretos podem ser perdidos, uma vez que, com a redução do imposto, quem ganha são as empresas nacionais que vendem nos supermercados locais sem nenhum benefício direto a quem gera emprego e renda no estado.

Fieac contra

A Federação das Indústrias do Acre (Fieac) também se manifestou contrária à medida. Para o presidente, José Adriano, a ação atingirá em cheio empresas locais como a Acreaves.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost