26 de abril de 2024

Rio Branco receberá doses da vacina Pfizer contra o coronavírus, em maio

De acordo com a Secretaria de Estadual de Saúde (Sesacre), Rio Branco será a única cidade do Acre a receber as primeiras doses da vacina Pfizer, por enquanto.

O primeiro milhão de doses será entregue ao Brasil na próxima semana, quando 26 cidades e o Distrito Federal serão contemplados.

A informação foi dada pela coordenadora estadual do Plano Nacional de Imunização (PNI), Renata Quilles, ao site AC24Horas.

Os antígenos podem ser armazenados a -20°C por até 14 dias. Já nas centrais municipais, nas salas de vacina, as doses podem ficar por apenas 5 dias em uma temperatura entre 2°C e 8°C. A temperatura ideal de armazenamento da vacina da Pfizer é -80°C, o que só pode ser conseguido no nível central da Rede de Frio.

“O Ministério da Saúde vai fazer um primeiro teste com as capitais para ver como vai funcionar a estratégia de vacinação. Será apenas um lote e a gente não pode dizer data nem qual grupo podemos utilizar mas o Ministério estará enviando os freezers de temperatura ultrabaixa, que são os equipamentos adequados para essa vacina”, finalizou Renata.

O lote chegará em Rio Branco em maio, mas a quantidade ainda não está definida.

A vacina da Pfizer tem eficácia de 92% para prevenir os casos mais graves de contágio pelo coronavírus, segundo um dos maiores estudos realizados até o momento, pela empresa de planos de saúde Clalit, a maior de Israel.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost