23.3 C
Rio Branco
25 julho, 2021 8:36 am

Covid: Acre está apto a receber pacientes de outros estados, diz governo

O Acre segue em queda no número de novas mortes pela doença, é o que diz o consórcio nacional de veículos de imprensa

POR EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET

Com pouco mais de 39% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, a Secretaria de Saúde (Sesacre) disse nesta sexta-feira (11) que o Acre está apto a receber pacientes de outros Estados, com complicações graves da covid-19.

O Estado foi apontado nesta quarta-feira, (9) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como a única unidade do país fora de zona de colapso na pandemia, nos últimos dias.

“Estamos solícitos a ajudar. Caso haja necessidade e tenhamos leitos disponíveis, poderemos ser acessados via regulação para que possamos avaliar cada situação e destino do paciente”, disse Ana Cristina, representante do Complexo Regulador Estadual da Sesacre.

São Paulo e Mato Grosso do Sul anunciaram ainda nesta semana a transferência de alguns pacientes para outros Estados, por conta da superlotação nos hospitais de campanha.

A Sesacre afirmou que uma paciente de Minas Gerais seria enviada em UTI aérea para o Acre, nesta quinta-feira (10), mas a família preferiu aguardar uma vaga na cidade mineira.

Os leitos clínicos comuns em Rio Branco e nos municípios estão com 28,85% de ocupação, de acordo com o último boletim de assistência divulgado.

O Acre segue em queda no número de novas mortes pela doença, é o que diz o consórcio nacional de veículos de imprensa.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.