23.3 C
Rio Branco
17 junho, 2021 9:51 pm

Maio teve 55% menos mortes por Covid-19 no Acre em relação a abril

Foram 95 óbitos no mês passado contra 212 do anterior

POR LEANDRO CHAVES, DO CONTILNET

Em maio, a Secretaria de Saúde (Sesacre) notificou a morte de 95 acreanos por Covid-19. O número é 55% menos que o registrado em abril (212 óbitos) e 70% inferior a março, o pior mês da pandemia no estado, com 315 vítimas.

Em relação a fevereiro, que teve 151 mortes, a diminuição foi de 37%. Os dados são do governo do estado.

Os números refletem uma diminuição nos demais indicadores, como quantidade de casos e internações. Além disso, pode significar que a pandemia no estado esteja em vias de ser controlada após uma segunda onda mais mortal que a primeira.

As eleições de novembro, as festividades de fim de ano e a presença confirmada da variante surgida no Amazonas são, segundo especialistas do Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19, os principais fatores responsáveis pela segunda onda da doença no Acre, assim como nos demais estados do Brasil.

Porém, para os indicadores baixarem ainda mais, é necessário que a população continue levando a sério as medidas que comprovadamente ajudam a conter a proliferação do vírus, como o uso de máscara e álcool em gel e evitar aglomerações.

Mais de 82 mil pessoas testaram positivo para o coronavírus desde o aparecimento da doença no estado, em março de 2020. Cerca de 1.660 morreram. Altas médicas já somam quase 74 mil.

Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.