AC Ă© o 2Âș estado que menos reduziu mortes intencionais e anuĂĄrio aponta supremacia de facção

Por EVERTON DAMASCENO, DO CONTILNET 15/07/2021 Ă s 09:41

O AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica, divulgado nesta quinta-feira (15), mostra que o Acre reduziu em 2,1% o nĂșmero de mortes violentas intencionais, entre 2019 e 2020.

Amapå foi a que apresentou maior redução na taxa de mortalidade (23,6%), seguido do Parå (20,1%), Roraima (19,4%), Rio de Janeiro (18,4%), Distrito Federal (7,3%), Amazonas (6,2%), Minas Gerais (5,7%), Goiås (5%) e Santa Catarina (2,2%). O Acre veio logo atrås.

O estado que menos reduziu o Ă­ndice foi Rio Grande do Sul (0,3%).

O documento diz que o Acre foi marcado pela consolidação da supremacia do Comando Vermelho, que dominou o estado e reduziu, com isso, as disputas com outros grupos.

“Nacionalmente, entre as UF que conseguiram reduzir suas taxas de MVI, o Acre, em 2020, foi marcado pela consolidação da supremacia do Comando Vermelho, que dominou o estado e reduziu, com isso, as disputas com outros grupos pelas rotas do trĂĄfico internacional. Adicionalmente, nĂŁo se pode descartar a melhoria da polĂ­tica de segurança em relação a integração de inteligĂȘncia entre agĂȘncias levada a cabo no estado”, diz o estudo.

Em nĂșmeros exatos, quando se trata de homicĂ­dios dolosos (quando hĂĄ intenção de matar), o Acre saiu de 281 (2019) para 280 (2020).

Os crimes de latrocĂ­nio (roubo seguido de morte) reduziram de 13 para 12.

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, considere apoiar nosso trabalho desativando a extensĂŁo de AdBlock em seu navegador ao acessar nosso site. Isso nos ajuda a continuar oferecendo conteĂșdo de qualidade gratuitamente.