O vereador Samir Bestene (Progressistas) apresentou um anti-projeto de lei na CĂąmara Municipal de Rio Branco que concede auxĂlio-aluguel para mulheres vĂtimas de violĂȘncia domĂ©stica em situação de vulnerabilidade social.
“Precisamos, no Ăąmbito municipal, fazer valer o direito das mulheres e criar mecanismos e polĂticas pĂșblicas contra seus opressores. Sabemos que existem vĂĄrias mulheres que se sujeitam Ă violĂȘncia por falta de um teto para morar e por falta de polĂticas pĂșblicas, se sentem ameaçadas”, justifica o vereador.
Ao ContilNet, o parlamentar explicou que o anteprojeto estĂĄ em fase de conclusĂŁo para ser protocolado nĂłs prĂłximos dias.
“A pandemia potencializou a violĂȘncia domĂ©stica. Sabemos que as mulheres estĂŁo ainda mais vulnerĂĄveis pois estĂŁo convivendo mais com os agressores”, do Bestene.
O vereador nĂŁo especificou qual o teto do valor pago, mas adiantou que haverĂĄ algumas regras afim de garantir que o auxĂlio chegue Ă quelas que mais precisam.
“O projeto vai estabelecer que para ter direito a mulher vai precisar formalizar a denĂșncia registrando um boletim de ocorrĂȘncias”, frisou.
Segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo FĂłrum Brasileiro de Segurança PĂșblica (FBSP), divulgado em junho, uma em cada quatro mulheres foi violentada durante a pandemia
Como denunciar?
O Governo Federal oferece os seguintes canais de denĂșncia:
– Disque 100
– Ligue 180
– Mensagem pelo WhatsApp no nĂșmero (61) 99656-5008
– Telegram, no canal “Direitoshumanosbrasilbot”
– Site da Ouvidoria do MinistĂ©rio
– Aplicativo “Direitos Humanos Brasil” (para iOS e Android)


