26 de abril de 2024

Com milhares de ocorrências, Inpe diz que AC lidera focos de incêndios no país

Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sediado em Manaus (AM) e que faz o monitoramento ambiental da região amazônica, revela que o Acre está no topo da lista do país em relação às queimadas urbanas. A primeira semana do mês de setembro, de 1º ao dia 8, o Acre registrou 1.125 focos de queimadas.

De acordo com o INPE, o número é o maior entre os todos os estados brasileiros, no período avaliado. Do total registrado no Estado, 577 focos ocorreram apenas nos primeiros dias de setembro. Ao todo, entre janeiro e setembro, o Acre tem um acumulado de 4.838 focos de queimadas. No mesmo período do ano passado o número era de 4.833 focos.

O que está acontecendo em setembro obedece uma tendência do mês de agosto, que foi o segundo maior para o mês em 11 anos. Com o número geral registrado este ano (4.838 focos), o estado acreano está entre os 10 do país com mais focos de queimadas em 2021. Mato Grosso lidera o ranking com 14.958 focos.

O levantamento mostra também um aumento de 61% entre 1º a 8 de agosto e o mesmo período de setembro. Em agosto foram registrados 698 focos de queimadas no estado acreano e setembro 1.125.

O estudo mostra ainda as dez cidades brasileiras com mais focos acumulados entre 1º e 8 de setembro. Quatro dessas cidades são acreanas. São elas:

– Feijó – 229
– Sena Madureira – 150
– Tarauacá – 117
– Rio Branco – 115

“Isso é constatado até visivelmente. Quando a gente viaja de carro de Rio Branco rumo ao Juruá, é fácil perceber que a região que mais queima é aquela entre Sena Madureira e Feijó. Neste último município, o cenário é de guerra, com tantos incêndios”, disse o presidente do Imac (Instituto de Meio Ambiente do Acre), André Hassem.

“Nós fazemos nossa parte, multando quem é flagrado causando incêndios. Mas é necessário que a população ajude. Ao que tudo indica, nessas regiões as pessoas têm uma cultura de promover a limpeza de suas áreas com o fogo, o que é a causa de tantos focos de incêndio”, disse.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost