41.7 C
Rio Branco
21 setembro 2021 1:45 pm

Com sessão suspensa, deputados e PGE discutem situação do Igesac; PL deve ser votado nesta quarta

Na semana passada, o PL de autoria do Executivo Estadual foi debatido com os servidores do Instituto e, a partir disso, algumas mudanças foram propostas

POR NANY DAMASCENO, DO CONTILNET

Última atualização em 01/09/2021 11:42

Os deputados estaduais estão desde cedo reunidos com o procurador geral do Estado, João Paulo Setti, nesta quarta-feira (1), para debater o projeto de lei que propõe a extinção do Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac).

A sessão regimental foi aberta, mas suspensa logo em seguida para dar continuidade ao debate.

O procurador João Paulo Setti, da PGE, participou da reunião/Foto: Jardy Lopes

Na semana passada, o PL de autoria do Executivo Estadual foi debatido com os servidores do Instituto e, a partir disso, algumas mudanças foram propostas.

O projeto deve ser votado ainda nesta quarta-feira, de acordo com o deputado Jenilson Leite (PSB). Jenilson explicou que haviam duas propostas em debate, sendo uma a de extinção do Instituto e outra de manutenção do Igesac atribuindo a ele a gestão de hospitais.

“A proposta que mais avançou foi a da extinção do Igesac. A proposta hoje está na Casa, mas houve um amplo debate com os servidores e sindicatos. Perguntamos aos sindicatos se essa era a proposta mais viável, e seis assinaram pedindo que votemos o projeto do jeito que está”, disse Leite.

O projeto do Governo foi apresentado aos parlamentares como a solução para garantir o emprego e legalizar a situação dos servidores do Pró-saúde, que corriam risco de ser demitidos. A proposta é integrar os cerca de 980 trabalhadores à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e eles permanecem nas unidades onde estão lotados. Com as vacâncias dos cargos, eles seriam extintos.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
É permitida sua reprodução total ou parcial desde que seja citada a fonte. Opiniões emitidas em artigos e comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.