26 de abril de 2024

Poeta acreano lança livro em homenagem aos avós e à Revolução Acreana

Nascido na zona rural de Xapuri, o poeta Milton Júnior vem de duas famílias muito tradicionais naquele município. Neto por parte de mãe de Manoel França, e do avô paterno Marcílio Menezes, o escritor usou seu talento, que floresceu ainda na adolescência para eternizar a história de bravura e muita luta de sua família.

Em um 372 páginas, ele conta no livro ‘Duas Famílias e a Revolução Acreana’ como o avós lutaram na Revolução Acreana e construíram a história da Independência do Acre e se confunde com a história de tantas famílias acreanas.

Livro escrito pelo poeta ‘Duas Famílias e A Revolução Acreana’/Foto: ContilNet

Durante entrevista ao ContilNet, ele conta que  seu avô materno, Manoel França, veio do Maranhão  para o Acre e lutou bravamente sem nunca ter sido atingido pelos bolivianos.  Já Marcílio, o avô paterno, que viveu até os 113 anos, ajudou a construir  Xapuri em prédios importantes como a igreja de São Sebastião, ponto turístico do município.

Milton durante entrevista ao ContilNet/Foto: ContilNet

A ideia de um livro surgiu no seio da própria família que decidiu eternizar a história dos patriarcas e  foi totalmente financiada por eles. Milton conta que demorou cerca de três anos entre pesquisas e escritas para finalizar o livro.

Apesar de ser uma linda história, a dos avós do escritor não é a única que merece destaque, afinal, ‘Duas Famílias e a Revolução Acreana’  não é o seu primeiro livro. Milton lançou sua primeira obra ainda adolescente. Ele conta que ainda criança descobriu o gosto pela escrita e na adolescência, sob o olhar carinhoso de sua professora Euri Figueiredo, em Xapuri, ele lançou seu primeiro livro: ‘Definições’ que foi impresso em um velho Mimeográfo emprestado pelo Colégio Divina Providência, onde estudava.

Aos 17 anos ele se muda para Rio Branco, onde lançou sua segunda obra ‘Pranto Real’ e o resto, você acompanha assistindo à entrevista completa:

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost