Com intuito de aprimorar a privacidade na plataforma, o WhatsApp permitirá que os usuários vetem pessoas que não possuem em sua agenda de contatos a opção de visualizarem o status “online” quando estiverem ativos no mensageiro.
Desta forma, aqueles que o usuário não tem na lista de contatos poderão visualizar a informação de “online” e até mesmo do “visto por último”. Segundo o WaBetaInfo, o recurso está em fase de testes e já foi liberado para alguns usuários Android e iOS.
Conforme a nota da empresa, a intenção é proporcionar mais segurança aos usuários contra os chamados stalkers e curiosos da vida alheia. Todavia, uma das grandes vantagens da nova atualização é evitar mensagens inapropriadas, enviadas apenas pelo remetente ao perceber que a pessoa está ativa na plataforma.
No entanto, aqueles contatos que o usuário possui em sua agenda ainda terão acesso as informações de “online” e “visto por último”, como já ocorre atualmente. Contudo, ainda não se sabe quando será lançada a opção para versão estável do WhatsApp, mas já é uma grande expectativa para o ano de 2022.
Confira os nove recursos lançados no WhatsApp em 2021
O WhatsApp liberou uma série de funcionalidades na plataforma de mensagens ao longo deste ano. As novas ferramentas contemplaram as versões Android, iOS e Web do mensageiro. Confira as novidades mais cotadas do ano a seguir.
-
Autenticação na versão web
A opção de desbloqueio é exclusiva para versão Web do mensageiro. Por meio dela, é possível colocar uma camada a mais de segurança, pois além da leitura do QR Code pede a identificação por meio da leitura do rosto ou da íris.
-
Conexão de múltiplos dispositivos
Este foi um dos recursos mais solicitado pelos usuários. Trata-se da possibilidade de efetuar e manter o login em múltiplos dispositivos de uma mesma conta do WhatsApp. A novidade é compatível com até 4 aparelhos simultaneamente, que podem perder o acesso após 2 semanas devido à falta de login.
-
Possibilidade de acelerar áudios
Com os recorrentes envios de mensagens de voz extensas na plataforma, os usuários passaram a ouvir áudios longos em pedaços. Pensando nisso, o WhatsApp liberou uma ferramenta que permite acelerar as mensagens em 1,5x ou 2x, fazendo com que a reprodução chegue até a metade do tempo original do áudio.
-
Mensagens temporárias
Agora, os usuários podem enviar mensagens temporárias, ou seja, com um tempo determinado para se autodestruírem. A função pode ser habilitada na configuração geral do mensageiro ou na conversa em particular. É possível escolher entre os prazos de 24h, 7 dias ou até mesmo 90 dias.
-
Sistema de pagamentos
Embora o PIX tenha apagado o sistema de pagamentos do mensageiro, o WhatsApp Pay se manteve firme. Por meio da ferramenta vinculada a carteira digital do Facebook, é possível realizar transações instantâneas com os contatos da agenda.
-
Backup criptografado
Além das mensagens com segurança de criptografia ponta a ponta, o WhatsApp começou a disponibilizar o recurso de segurança também para os backups. Desta forma, é possível guardar o histórico de mensagens de forma ainda mais segura.
-
Transferência de conversas
Ainda precisando passar por melhoramentos, a opção de transferir conversas com mensagens de texto e arquivos de mídias para outro dispositivo já é bastante considerada. Porém, até então só funciona de dispositivos iOS para aparelhos Samsung com a versão 10 ou posterior do Android.
-
Guia de Negócios
Outra funcionalidade que está em expansão na plataforma é de encontrar estabelecimentos mais próximos dos usuários do WhatsApp Business. A ferramenta capta os contatos das empresas mais perto dos que utilizam a versão comercial do mensageiro. No entanto, só funciona na região de São Paulo por enquanto.
-
Sugestão de figurinhas
Os usuários que gostam de usar figurinhas podem utilizar o recurso de sugestão de stickers. A função indica as melhores opções de adesivos para você enviar (e depois salvar para uso posterior).