Pepper, uma border collie de dois anos, pegou um ônibus para casa após ficar perdida durante um passeio com sua família. A cadela caminhava com a mãe de sua tutora ao redor de um lago em Stevenage, no Reino Unido, quando se perdeu perseguindo gansos.
Enquanto os tutores, Charlotte Jones e Saffron Caps, procuravam o pet em vão, Pepper caminhou quase 4,5 km até o terminal central de ônibus. Lá, embarcou, não por acaso, no veículo que o casal costuma pegar ao voltar para casa. O motorista a viu subir a bordo e pensou que seus tutores estavam logo atrás.
Durante o trajeto de 15 minutos, Pepper permaneceu sentada e foi reconhecida por uma passageira, que tirou uma foto do animal para contatar Saffron. Ela ainda avisou o motorista que a cadela permaneceria no ônibus até encontrar seus tutores.
Finalmente, quando as portas se abriram na parada certa, Pepper saltou para fora. A passageira que a reconheceu também desceu e permaneceu com o pet até que Charlotte e Saffron chegassem.
Essa foi a primeira vez que Pepper andou de ônibus sem seus tutores. Segundo Charlotte disse ao Mail Online, a cadela conseguiu realizar essa proeza porque sempre faz esse trajeto com ela e Saffron. A tutora está orgulhosa do pet e muito grata à passageira que a acompanhou.
Os border collies são conhecidos como os cães mais inteligentes do mundo, o que explica a capacidade de Pepper de tomar um ônibus para casa sozinha.