CLIQUE AQUI para ver o vĂdeo.
O guia de pesca e turismo, Wesley Costa Oliveira, de 28 anos, foi surpreendido ao ser atacado por uma sucuri filhote quando filmava o animal durante um passeio na regiĂŁo do Passo do Lontra – em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O ataque aconteceu neste domingo (23) e ele sofreu ferimentos leves, apesar da mordida. Veja o vĂdeo acima.
Segundo Wesley, ele acompanhava um casal de turistas na modalidade pesque e solte, quando viu a sucuri ao amarrar o barco.
Depois de perceber que o animal estava em posição de defesa, o Wesley decidiu pegar o celular e filmar o animal, ele atĂ© brincou dizendo que estava com o “VĂ©io do Rio”, personagem fictĂcio que vira uma sucuri amarela na novela Pantanal.
Ainda de acordo com o guia, os clientes ficaram assustados com a situação, mas, alĂ©m dele ninguĂ©m se machucou. “Foi tudo muito rĂĄpido, coisa de segundos. NĂłs continuamos a pescaria porque ela atacou sĂł eu mesmo”.
Wesley disse ao g1MS que, temendo pela segurança de outras pessoas e do prĂłprio animal, retornou ao local pouco depois do ataque. “Eu peguei a sucuri e coloquei em um espaço para ninguĂ©m judiar dela, deixei ela seguir com a vida dela”, finalizou.
Alerta dos especialistas
Segundo a doutora em Ecologia, Juliana Terra, que possui um projeto de desenvolvimento sobre sucuris, é importante saber que esses animais atacam somente em duas situaçÔes especificas: para caçar o alimento ou por defesa, quando se sentem ameaçados e intimidados por algum motivo.
Ao g1MS, Juliana passou algumas dicas do que fazer nessa situação, confira:
- Nunca invada o espaço do animal;
- NĂŁo chegue muito perto e sempre faça fotografia e vĂdeos a uma distĂąncia segura do animal;
- Respeite o espaço do animal;
- Na situação que o animal der o bote, entenda o sinal;
- Observe o comportamento dele antes de se aproximar, avalie se o animal estå em uma situação de repouso ou aparenta qualquer sinal de ataque.
