Nesta quarta-feira (30), Marte vai alcançar o perigeu (ponto de sua órbita mais próximo da Terra), aparecendo maior e mais brilhante no céu do que o habitual – uma excelente oportunidade de observar o Planeta Vermelho.
De acordo com o site In-The-Sky.org, isso vai acontecer às 23h11 (pelo horário de Brasília), quando Marte vai estar a 0,54 Unidades Astronômicas (UA) do nosso planeta – algo em torno de 81 milhões de quilômetros (ou cerca de quatro minutos-luz) de distância. A NASA diz que os dois planetas não chegarão tão perto um do outro quanto desta vez até o ano de 2237.
Marte orbita o Sol a uma distância média de 1,5 UA, e em seu apogeu (sua distância mais distante da Terra) atinge uma distância de 2,6 UA. A variação do planeta entre perigeu e apogeu é a maior do Sistema Solar.
Ainda segundo o guia astronômico, o planeta se tornará visível por volta das 20h (tendo como referência um observador posicionado na cidade de São Paulo), quando atingir uma altitude de 7 graus acima do horizonte a nordeste, na constelação de Touro. (Se você estender o braço com a mão fechada, a largura do punho corresponde a cerca de dez graus no céu).
Leia mais em Olhar Digital.