21 de fevereiro de 2024

São Paulo é eleita uma das melhores cidades do mundo; veja lista

A boa-nova é que, nesta edição, a cidade de São Paulo ocupou a 17ª posição, à frente de diversas concorrentes de peso

Ponte Estaiada SP

Qual é a melhor cidade do mundo? Para muitos é a cidade natal, onde vive a família e os amigos, mas definir a melhor cidade do mundo de forma fria sobre dados e índices é algo que dá trabalho e, claro, o resultado sempre é controverso. Todos os anos a Resonance, uma consultoria global com forte liderança na área de turismo, imóveis e desenvolvimento econômico, divulga o ranking World’s Best Cities.  Trazemos aqui o TOP 50 desta lista que apresenta um domínio da Europa e da Ásia nas primeiras 10 posições, mas entre as 50 melhores tem uma brasileira. Confira!

1 – Londres

A capital inglesa aparece no topo da lista das melhores cidades do mundo segundo o ranking da Resonance Consultancy. Diversos fatores foram analisados sobre três prismas chaves: habitabilidade, amabilidade e prosperidade. Londres se destacou nos dois primeiros principalmente devido a sua resiliência, vibração social e infra-estrutura sustentável, com destaque para a expansão do metrô e a criação de uma via verde de quase um quilometro que ocupará uma antiga linha de trem desativada no norte da cidade. No campo do turismo, a consultoria destaca Londres como o terceiro lugar no planeta (e em primeiro na Europa) nas cidades com maiores gastos de viajantes internacionais em 2022, com US$ 16,07 bilhões.

2 – Paris

A cidade mais visitada do mundo é a segunda melhor do planeta nesta lista. Em 2022, 44 milhões de turistas estiveram em Paris e encontraram uma metrópole que busca o desenvolvimento urbano aliado a melhor qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Para atingir estes objetivos a Cidade Luz tem restringido cada vez mais o trânsito no centro, reduzido a velocidade dos carros e aumentado o investimento na criação de ciclovias, além da despoluição total do rio Sena, lar hoje de mais de 30 espécies de peixes, como a truta, a perca, salmão e a enguia. Falando no rio, o local deve ser palco de diversas atividades durante os Jogos Olímpicos de 2024, ano também que será reaberta a Catedral de Notre Dame.

3 – Nova York

A cidade que nunca dorme se prepara cada vez mais para receber o visitante e melhorar a vida dos moradores. A vibrante atividade cultural é um dos destaques de Nova York realçada nesta pesquisa que aponta os altos investimentos na remodelação, reabertura e expansão de diversos museus, como o Louis Armstrong House Museum, Museu Infantil do Bronx, Met, e novíssimo Museu da Broadway, o primeiro museu permanente dedicado ao famoso coração do teatro. Além disto, a cidade que nunca dorme espera fechar este ano com a visita de milhões de turistas e para melhor os receber investiu pesado na abertura de terminais e reforma dos três aeroportos que atendem a região metropolitana.

4 – Tokyo

Um das cidades mais modernas do planeta com uma civilidade única, onde é possível ver crianças a brincar e a caminhar para escola sem nenhuma vigilância e onde o respeito ao próximo é levado ao extremo. Tokyo é um daqueles destinos que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida. Para atender o mercado turístico crescente e a população local, novos investimentos no transporte público e nos aeroportos estão sendo feitas. Nos últimos anos 2.000 hotéis, pousadas e pensões da cidade que abriram disponibilizando mais lugares aos visitantes.

5 – Singapura

Singapura se transformou ao longo dos anos mantendo as suas origens de um porto comercial e uma diversa miscigenação cultural. Hoje o país cidade é um dos centros urbanos mais modernos, bem organizados e cativantes da Ásia. Repleto de atrativos culturais, gastronômicos, entre outros como o zoológico, Marina Bay, Merlion Park, Universal Studios, Chinatown, etc, Singapura investe pesado em qualidade de vida com a criação de mais áreas verdes e na construção de empreendimentos para trabalho, educação e lazer.

6 – Dubai

Para muitos podemos definir Dubai como a “Vegas do Oriente Médio” devido a sua gigantesca variedade de atividades. O Emirado conta com uma infinidade de shoppings, aquários, parques de esqui cobertos, fontes dançantes, parques temáticos, além de ser a cidade do superlativo com diversas atrações listadas no Guinnesss Book como as maiores do mundo. Com diversas atividades, hoje é uma das cidades que mais recebem turistas do mundo que conta com mais de 150.000 quartos disponíveis nos hotéis de Dubai. Não é só investindo para melhorar a experiência dos visitantes que Dubai vive, a Consultoria destaca que o governo local discute o Plano Diretor Urbano para 2040 que prevê o desenvolvimento de uma “cidade de 20 minutos” – permitindo aos residentes acesso a 80% de suas necessidades diárias e destinos em 20 minutos a pé ou de bicicleta.

7 – San Francisco

Uma cidade multicultural e moderna, destino de milhares de imigrantes e migrantes e de diversas empresas de tecnologia. É um dos destinos preferidos das start-ups. San Francisco se orgulha de sua miscigenação cultural, liberdade e pegada ambiental. A cada ano a cidade investe na expansão das ciclovias, tecnologia renovável e parques. Os turistas que ali passam percebem este ar bem “diferentão” da cidade quando a comparamos com outras localidades dos Estados Unidos. Um dos melhores e imperdíveis destinos na Califórnia.

8 – Barcelona

Uma cidade que se transformou nos últimos 30 anos. Assim é a capital da região autônoma espanhola da Catalunha e um dos destinos turísticos mais cobiçados do planeta. Barcelona se reinventou, cresceu e se modernizou nas últimas décadas sem perder a essência cultural. Segundo o levantamento da Resonance Consultancy, a cidade se destaca pela habitabilidade e amabilidade. Em busca de oferecer melhor qualidade de vida aos seus cidadãos a Prefeitura tem investido em controle aos efeitos do turismo predatório, mobilidade urbana e implementação de áreas verdes de lazer.

9 – Amsterdã

Conhecida mundialmente como a cidade europeia da liberdade devido aos seus cafés de cannabis e o distrito da luz vermelha, Amsterdã tenta se reinventar buscando a harmonia e melhorando a vida de seus moradores. Para isto, nos últimos anos tem restringido cada vez mais o consumo desenfreado de drogas, incluindo a maconha, e o turismo de prostituição. Além disto, tem investido pesado e controlado o tráfego urbano para melhor a qualidade do ar e a mobilidade das pessoas. Com este trabalho árduo em prática, a Consultoria destaca que a capital holandesa está no Top 5 no índice geral de habitabilidade.

10 – Seul

A cada ano a Coreia do Sul ganha mais ainda a mídia mundial com seu famoso K-pop, filmes e até a série campeã de reproduções da Netflix Squid Games. Seul fecha esta lista do Top 10 das melhores cidades do mundo, não só por sua cena de entretenimento, mas principalmente por sua tecnologia, mobilidade, civilidade, gastronomia, desenvolvimento, e muito mais. Hoje a capital coreana é uma cidade digitalmente interligada em redes 5G, além disto é um local de alta prosperidade, inclusão social e combate a pobreza.

TOP 50 das melhores cidades do mundo

Veja abaixo as outras cidades o TOP 50 das melhores cidades do mundo no ranking elaborado pela Resonance Consultancy.

11 – Roma 31 – Melbourne
12 – Praga 32 – Lisboa
13 – Madri 33 – Zurique
14 – Berlim 34 – Seattle
15 – Los Angeles 35 – Sydney
16 – Chicago 36 – Doha
17 – Washington 37 – Bruxelas
18 – Pequim 38 – San Jose – EUA
19 – Istambul 39 – Bangkok
20 – Dublin 40 – Varsóvia
21 – Viena 41 – Copenhague
22 – Milão 42 – Taipei
23 – Toronto 43 – Austin
24 – Boston 44 – Oslo
25 – Abu Dhabi 45 – Osaka
26 – Budapeste 46 – Hong Kong
27 – São Paulo 47 – Tel Aviv
28 – Riad 48 – Atenas
29 –  Estocolmo 49 – Frankfurt
30 – Munique 50 – Vancouver

27 – São Paulo

Esta é única representante brasileira listada no TOP 50 das melhores cidades do mundo. São Paulo surpreendentemente ficou à frente de diversas localidades famosas pela qualidade de vida como Copenhague, Estocolmo, Vancouver, Melbourne, entre outras. Em sua análise a consultoria destaca a mistura paulistana de raças, credos, classes e gêneros, colocando a cidade no 9º lugar do índice geral de amabilidade. A cultura vibrante a gastronomia de São Paulo também são destacadas.

PUBLICIDADE