19 de abril de 2024

Católicos celebram a ‘Sagrada Face de Jesus’ nesta terça-feira; entenda

Tradição passou a ser celebrada no Brasil por causa da forte influência do carnaval no país

Na terça-feira anterior à Quarta-feira de Cinzas, os católicos celebram a devoção à Sagrada Face de Jesus Cristo. Essa tradição foi estabelecida como uma oportunidade para reparar ofensas feitas a Jesus Cristo durante os tempos festivos de carnaval.

A celebração, no entanto, não está no calendário litúrgico universal e é realizada de maneira discreta por religiosos específicos, não sendo um costume generalizado dentro da tradição católica. Ela foi introduzida no Brasil há anos, quando bispos solicitaram à Santa Sé que ela pudesse ser realizada justamente pela forte influência do carnaval no país.

Católicos celebram a 'Sagrada Face de Jesus' nesta terça-feira; entenda — Foto: Reprodução

Católicos celebram a ‘Sagrada Face de Jesus’ nesta terça-feira; entenda — Foto: Reprodução

A prática faz referência à impressão do rosto de Jesus no Véu de Verônica, encontrado em Manoppello há 400 anos. Atualmente, o objeto permanece no santuário abruzzo de Manoppello, na província de Pescara e na diocese de Chieti, em um relicário de prata adornado com ouro, pedras preciosas e protegido por vidros.

Papa Franciso e Papa emérito Bento XVI, durante encontro no Vaticano — Foto: OSSERVATORE ROMANO/AFP

Papa Franciso e Papa emérito Bento XVI, durante encontro no Vaticano — Foto: OSSERVATORE ROMANO/AFP

Em 2006, o então Papa Bento XVI foi até o santuário para venerar a relíquia católica. Ele foi o primeiro pontífice a conseguir tal feito após a peça ter sido dada como desaparecida na Basílica de São Pedro. O habito foi difundido também pela importância que a Sagrada Face de Jesus teve na vida de outros elementos da cultura religiosa católica.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost