Pré-temporada F1 2024: Verstappen lidera dia 1 de testes

Representando a RBR nas duas sessões que abriram a pré-temporada, tricampeão superou sem muito esforço as tentativas de Alonso, pela manhã, e Norris, de tarde

Ainda é cedo para cravar o que pode acontecer na F1 em 2024, mas uma coisa é fato: Max Verstappen segue com tudo, assim como ano passado. O holandês liderou nesta quarta-feira o primeiro dia de testes da pré-temporada no Circuito de Sakhir, no Bahrein; depois de ser o mais rápido da manhã, fez 1m31s344 nos pneus médios, de tarde, para desbancar com facilidade Lando Norris e Carlos Sainz.

Max Verstappen nos testes de pré-temporada da F1 em 2024, no Circuito de Sakhir em Bahrein — Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Max Verstappen nos testes de pré-temporada da F1 em 2024, no Circuito de Sakhir em Bahrein — Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Primeiro a quebrar a barreira das 100 voltas após o almoço em Sakhir, Verstappen cresceu ainda mais na segunda sessão do dia: abriu de 0s8 a 1s1 de diferença para Norris, líder por três minutos. Também desbancado pelo tricampeão da RBR, Fernando Alonso figurou como o mais rápido de manhã mas terminou o dia na sétima colocação, cedendo o carro da Aston Martin, de tarde, para Lance Stroll.

Resultado geral

  1. Max Verstappen (RBR) – 1m31s344
  2. Lando Norris (McLaren) +1s140
  3. Carlos Sainz (Ferrari) +1s240
  4. Daniel Ricciardo (RB) +1s255
  5. Pierre Gasly (Alpine) +1s461
  6. Lance Stroll (Aston Martin) +1s663
  7. Charles Leclerc (Ferrari) +1s903
  8. Fernando Alonso (Aston Martin) +2s041
  9. Oscar Piastri (McLaren) +2s314
  10. Guanyu Zhou (Sauber) +2s527
  11. Logan Sargeant (Williams) +2s538
  12. George Russell (Mercedes) +2s765
  13. Yuki Tsunoda (RB) +2s792
  14. Valtteri Bottas (Sauber) +3s087
  15. Alexander Albon (Williams) +3s243
  16. Esteban Ocon (Alpine) +3s333
  17. Kevin Magnussen (Haas) +4s348
  18. Nico Hulkenberg (Haas) +4s562.

Tabela - dia 1 - pré-temporada F1 2024 — Foto: Reprodução

Tabela – dia 1 – pré-temporada F1 2024 — Foto: Reprodução

A F1 segue com os testes da pré-temporada 2024 nesta quinta-feira, a partir das 4h (horário de Brasília). O ge recapitula os destaques da sessão e acompanha todos os lances às 8h30, em tempo real.

Aston Martin e Ferrari coadjuvantes pela manhã

De manhã, estiveram na pista Max Verstappen (RBR), Charles Leclerc (Ferrari), Fernando Alonso (Aston Martin), Oscar Piastri (McLaren), Yuki Tsunoda (RB), George Russell (Mercedes), Valtteri Bottas (Sauber), Alexander Albon (Williams), Esteban Ocon (Alpine) e Kevin Magnussen (Haas).

Alonso liderou a primeira hora do treino mesmo com a concorrência de Leclerc, que chegou a superá-lo momentaneamente. Porém, não demorou muito para Verstappen sair na frente dos dois e impor 0s3 sobre o giro de Alonso, e ser ainda meio segundo mais rápido que o monegasco da Ferrari.

O piloto da Ferrari diminuiu a diferença para 0s1 nos minutos seguintes; ainda assim, Verstappen tornou a virar mais rápido para fechar a manhã com 1m32s548, estabelecendo 0s6 de vantagem sobre o monegasco, e 0s8 sobre Alonso.

Confira a primeira ultrapassagem de 2024, de Verstappen sobre Leclerc:

A Sauber se destacou no pelotão intermediário com Bottas: segundo piloto com mais voltas de manhã, totalizando 68 (nove a menos que Alonso, quem mais andou na sessão), ele ocupou temporariamente a vice-liderança e permaneceu na quarta colocação até ser superado por Piastri.

O único incidente da manhã foi com Esteban Ocon: ele escapou em uma das curvas do Circuito de Sakhir após 1h20 de sessão a bordo do A524 – no qual “só o volante sobreviveu” a uma intensa reformulação técnica. O francês fechou a manhã com 60 voltas e foi vice-lanterna na tabela.

Resultado matinal

Sessão matinal - 1º dia de testes - pré-temporada da F1 2024 — Foto: Reprodução

Sessão matinal – 1º dia de testes – pré-temporada da F1 2024 — Foto: Reprodução

Vantagem de Verstappen cresceu de tarde

Na sessão vespertina, Max Verstappen (RBR) e George Russell (Mercedes) permaneceram na pista depois de já terem pilotado de manhã. Carlos Sainz (Ferrari), Lando Norris (McLaren), Lance Stroll (Aston Martin), Pierre Gasly (Alpine), Logan Sargeant (Williams), Daniel Ricciardo (RB), Guanyu Zhou (Sauber) e Nico Hulkenberg (Haas) assumiram o volante pela primeira vez no ano.

A primeira hora teve apenas Verstappen, Russell, Sainz, Gasly, Hulkenberg e Ricciardo na pista. Sainz começou melhor: do 11º lugar, reduziu seus 4s4 de diferença para Verstappen pra 0s8, na quarta colocação. Após duas horas tranquilas na pista, o ferrarista já era vice-líder a 0s036 de Max.

Carlos Sainz guia SF24 da Ferrari nos testes de pré-temporada da F1 2024 — Foto: Clive Mason/Getty Images

Carlos Sainz guia SF24 da Ferrari nos testes de pré-temporada da F1 2024 — Foto: Clive Mason/Getty Images

A volta do espanhol foi desbancada por Norris no início da metade final da sessão; novo líder com 1m32s484, o piloto da McLaren tinha 0s064 de vantagem sobre Verstappen. Entretanto, foi desbancado em três minutos pelo tricampeão da RBR, que abriu 0s8 para o britânico nos mesmos pneus médios e anotou 1m31s552. A diferença foi de quase 1s sobre Sainz, agora terceiro colocado.

Com 26 minutos restantes no cronômetro, Verstappen tirou mais alguns décimos dos novos pneus médios que calçou e reduziu seu tempo de volta em 0s2. Com isso, a vantagem sobre Norris e Sainz subiu para 1s1, e 1s2 respectivamente.

Se Bottas representou bem a Sauber entre as equipes intermediárias pela manhã, a tarde teve Ricciardo, Gasly, Stroll e Zhou garantindo seus lugares no top 10 e desbancando Russell da sexta colocação obtida de manhã. O grande destaque vespertino, porém, foi Ricciardo – em quarto lugar com a RB (antiga AlphaTauri).

Pra ficar de olho

A pré-temporada é o momento das equipes verificarem, em pista, tudo que foi observado em seus simuladores. Por isso, problemas de confiabilidade sempre acendem o alerta.

Foi o caso da Williams: Albon sofreu pela manhã com problemas na bomba de combustível e Sargeant, um dos últimos a entrar na pista de tarde, teve uma falha no eixo de transmissão. Ambos chegaram a parar na pista – o anglo-tailandês acionou a única bandeira amarela do dia. A equipe britânica encerrou suas atividades 1h25 antes da bandeirada, e garantiu o 11º lugar com Sargeant.

Confiabilidade, porém, não foi um problema para a RBR. A equipe completou 142 voltas com Verstappen ao fim do dia. Logo atrás vem Russell, que concluiu 113 giros com o W15 da Mercedes. Por outro lado, quem menos andou foi justamente a Williams: Sargeant só fez 21 voltas, de tarde.

O trecho entre as curvas 8 e 10 deu trabalho a alguns pilotos: Sargeant, Ricciardo e Russell travaram os pneus e chegaram a dar uma leve escapada do traçado, embora sem maiores consequências.

Quem pilota amanhã?

Nesta quinta-feira, estreiam Sergio Pérez (RBR) e Lewis Hamilton (Mercedes), ausências neste primeiro dia. Também retornam Oscar Piastri e Lando Norris (McLaren), Pierre Gasly e Esteban Ocon (Alpine), Logan Sargeant (Williams), Guanyu Zhou e Valtteri Bottas (Sauber), Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen (Haas).

Lewis Hamilton na garagem da Mercedes durante o dia 1 da pré-temporada da F1 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Lewis Hamilton na garagem da Mercedes durante o dia 1 da pré-temporada da F1 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A expectativa é grande sobre Hamilton: acertado com a Ferrari para 2025, esta será sua última pré-temporada com a Mercedes. E o desempenho da equipe alemã com o W15, carro desta temporada, está sob a mira do público e rivais por causa de sua asa dianteira.

A extremidade da quarta das abas que compõem o dispositivo, que se afunila ao se conectar ao restante das asa, está ligada ao bico do carro por um fio de carbono.

O objetivo é direcionar o fluxo de ar pela parte inferior do carro e tentar sanar o problema do downforce insuficiente e o excesso de arrasto. A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) teria dado aval à peça, mas o desempenho de Russell com o W15 ainda não embalou muito.

A F1 retorna em 2 de março de 2024 com o GP do Bahrein, primeira de 24 etapas na maior temporada da história da categoria. Veja o calendário completo aqui. Na temporada 2024, o Cartola Express também terá a Fórmula 1 e você vai poder escalar os principais pilotos a partir do dia 25/02.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost