21 de abril de 2024

Professores aproveitam férias para conhecer a Serra do Divisor no Acre e se encantam

A viagem aconteceu entre os dias 03 e 06 de fevereiro

Um grupo de professores de diferentes cidades do Acre aproveitou o período de férias para conhecer uma das belezas naturais do Acre: a Serra do Divisor, localizada no município de Mâncio Lima, na fronteira com o Peru. A viagem aconteceu entre os dias 03 e 06 de fevereiro de 2024 e foi uma oportunidade de lazer, cultura e troca de experiências.

A Serra do Divisor é uma cadeia montanhosa que divide as bacias hidrográficas do rio Ucayali, no Peru, e do rio Juruá, no Brasil. É considerada uma das áreas de maior biodiversidade da Amazônia e abriga o Parque Nacional da Serra do Divisor, uma unidade de conservação de proteção integral da natureza, criada em 1989.

O grupo de professores saiu de barco do porto de Mâncio Lima e navegou por cerca de oito horas até chegar à pousada Canindé, da proprietária Dona Graça, onde se hospedou. Lá, eles puderam conhecer diversas cachoeiras, trilhas e grutas, além de interagir com os moradores locais, que vivem da pesca, da agricultura e do extrativismo.

Entre os professores, três se destacaram pela ousadia e aventura: Alexandre Leite, Maria José e Benedita. Eles resolveram ir além e conhecer a Cachoeira Formosa, uma das mais belas e desafiadoras da região. Para isso, eles enfrentaram 11 horas de viagem entre ida e volta, passando trilhas, pontes improvisadas, igarapés e lama, já que estavam no período de inverno amazônico.

“Valeu muito a pena conhecer aquele lindo lugar. A cachoeira é impressionante, tem uma queda d’água enorme e uma piscina natural ótima para se refrescar. Foi uma experiência única e inesquecível”, disse o professor Alexandre.

Para a professora Maria José, que ensina história em Cruzeiro do Sul, a viagem foi a realização de um sonho de infância. “Eu sempre quis conhecer a Serra do Divisor. Essa foi a terceira vez que eu fui, mas a primeira que eu consegui chegar até a Cachoeira Formosa. Foi emocionante ver de perto aquela maravilha da natureza”, contou.

Já a professora Benedita disse que a viagem foi uma forma de curtir as férias e aprender mais sobre a cultura e a história do Acre. “Eu adorei conhecer a Serra do Divisor, é um lugar incrível, cheio de vida e de história. Foi tudo muito lindo”, afirmou.

Além de se divertir e se encantar com as paisagens, os professores também aproveitaram a viagem para trocar conhecimentos e experiências pedagógicas. Eles conversaram sobre os desafios e as oportunidades da educação no Acre e no Brasil, e compartilharam ideias, projetos e materiais didáticos.

“O que seria férias se tornou um encontro pedagógico. Foi muito bom poder conversar com outros colegas de profissão, saber como eles trabalham, quais são as dificuldades e as soluções que eles encontram. Foi uma forma de nos atualizarmos e nos motivarmos para o ano letivo que se inicia”, disse a professora Andreia Nunes, de Sena Madureira, que também participou da viagem.

Os professores retornaram para suas cidades com as malas cheias de lembranças, fotos e principalmente, de aprendizado e inspiração. Eles disseram que pretendem voltar à Serra do Divisor em outras oportunidades e que recomendam a viagem para todos que gostam de natureza, cultura e aventura.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost