Brasileira está entre os finalistas do ‘Oscar da dança’ em Londres

Vencedor será anunciado em fevereiro de 2025

O famoso teatro britânico Sadler’s Wells anunciou, nesta segunda-feira (29), a lista de espetáculos finalistas do Rose International, primeiro prêmio mundial de dança, que será concedido no próximo ano. Entre os finalistas estão “Encantado”, da coreografia brasileira Lia Rodrigues, interpretado por bailarinos formados nas favelas do Rio de Janeiro, e “An untitled love”, do americano Kyle Abraham.

Cena de 'Encantado', espetáculo de Lia Rodrigues — Foto: Divulgação / Sadler's Wells

Cena de ‘Encantado’, espetáculo de Lia Rodrigues — Foto: Divulgação / Sadler’s Wells

Alistair Spalding, diretor artístico do Sadler’s Wells, observou que os sete trabalhos pré-selecionados para o prêmio exploraram temas que dominaram a agenda global nos últimos anos, como a Covid-19, as mudanças climáticas ou as políticas identitárias. Spalding diz que o objetivo do prêmio é tornar a dança contemporânea conhecida em todo o mundo.

— Queremos que o Prêmio Rose faça o que o Turner fez pelas artes visuais ou o Booker fez pelo mundo editorial — afirmou o diretor.

Pensado para acontecer de dois em dois anos, o Rose International é dividido em duas categorias: o Rose, para coreógrafos consagrados, no valor de 40 mil libras (aproximadamente R$ 255 mil), e o Bloom, para coreógrafos emergentes, no valor de 15 mil libras (cerca de R$ 95,7 mil). Um júri vai avaliar os candidatos no Sadler’s Wells em janeiro e fevereiro de 2025. Os vencedores das duas categorias serão anunciados no dia 10 de fevereiro.

A coreógrafa Lia Rodrigues — Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost